TECENDO SABERES: A INTERSECÇÃO ENTRE TEORIAS DECOLONIAIS E CIÊNCIA ABERTA NA TRASNFORMAÇÃO DO PARADIGMA CIENTÍFICO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p284-295

Autores

  • Thiago Eduardo De França Universidade Estadual de Londrina
  • Helenize Ferreira Lima Leachi Universidade Estadual de Londrina
  • Renata Perfeito Ribeiro Universidade Estadual de Londrina

Publicado

2024-11-21

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O objetivo deste artigo de reflexão é examinar a interseção entre a ciência aberta e as teorias decoloniais como uma abordagem interdisciplinar para promover uma mudança significativa no paradigma da ciência contemporânea. Esta narrativa, ressalta como as teorias decoloniais buscam desafiar as estruturas de poder e as hierarquias de conhecimento profundamente enraizadas na comunidade acadêmica. Em paralelo, a ciência aberta propõe medidas concretas para promover a transparência, colaboração global e acesso igualitário ao conhecimento. Quando essas duas abordagens se cruzam, pode-se trilhar o caminho para uma ciência mais equitativa e diversificada, capaz de enfrentar os complexos desafios do século XXI.

Biografia do Autor

Thiago Eduardo De França, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Graduado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina.

Helenize Ferreira Lima Leachi, Universidade Estadual de Londrina

Doutora e Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Enfermagem (UEL). Docente do curso de Enfermagem (UEL). 

Renata Perfeito Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do curso de Graduação em Enfermagem na área de Gerência em Serviços de Saúde e do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Enfermagem do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Como Citar

De França, T. E., Leachi, H. F. L., & Ribeiro, R. P. (2024). TECENDO SABERES: A INTERSECÇÃO ENTRE TEORIAS DECOLONIAIS E CIÊNCIA ABERTA NA TRASNFORMAÇÃO DO PARADIGMA CIENTÍFICO. Interfaces Científicas - Educação, 12(2), 284–295. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p284-295