POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p676-689

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Publicado

2020-12-17

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Resumo

A formação dos professores do ensino superior é necessária para a constituição da profissão docente, marcada pela mobilização dos saberes específicos da docência e que se entrelaçam sobre as políticas educacionais e institucionais. Dessa forma, este estudo objetivou compreender a formação dos professores do ensino superior em diálogo com a inserção das políticas educacionais, a partir de estudos bibliográficos e de documentais realizados em uma Instituição do Ensino Superior-IES. O percurso metodológico de abordagem qualitativa com técnicas de estudo bibliográfica e documental, fundamentamos nos estudos de Almeida (2012), Almeida e Pimenta (2014) e Rua (2012), dentre outros. Tivemos como resultado as discussões apresentadas por pesquisadores como contribuintes para a formação dos professores do ensino superior, a partir de políticas institucionais que mobilizem os conhecimentos da docência, assim, concluímos a necessidade de pensar uma política educacional no magistério superior que apresentem contribuições para a prática e profissão docente.

Biografia do Autor

Rachel Rachelley Matos Monteiro, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Pesquisa formação, saberes e práticas dos professores do Ensino Superior. Foi bolsista PIBIC/CNPq no projeto de pesquisa "Cartografia das Relações de Saber/Poder dos professores das Licenciaturas da UECE". Orientação: Dr° Antonio Germano Magalhães Junior (2016/2017). Integrante do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade - EDUCAS no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

Maria de Lourdes da Silva Neta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Doutorado e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, licenciada em Pedagogia e Administração pela Universidade Estadual do Ceará.

Antonio Germano Magalhães Junior, Universidade Estadual do Ceará.

Professor da Universidade Estadual do Ceará. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará e atualmente graduando em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará.

Como Citar

Matos Monteiro, R. R., Silva Neta, M. de L. da, & Magalhães Junior, A. G. (2020). POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 676–689. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p676-689

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