POLÊMICAS EM CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ENTREVISTA COM KEITH C. BARTON

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p213-224

Autores/as

  • Cristiano de Jesus Ferronato Universidade Tiradentes http://orcid.org/0000-0003-2735-6595
  • Maíra Ielena Cerqueira Nascimento Universidade Federal de Sergipe

Publicado

2017-10-14

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Número

Sección

Dossiê

Resumen

Essa é uma entrevista com o Professor Dr. Keith Casey Barton, um dos grandes nomes do Ensino de História nos Estados Unidos da América, sobre as polêmicas que envolvem a formatação de currículos e o ensino de História na atualidade. Os principais tópicos abordados são: as relações entre História e Estudos Sociais; as tentativas malogradas de elaboração e implementação de parâmetros curriculares nacionais de História nos Estados Unidos nos últimos 30 anos; as tensões políticas e acadêmicas em torno da elaboração dos currículos de História nos EUA; a natureza e a importância conferida ao ensino de História na atualidade; possíveis conexões entre currículos estaduais, livros didáticos e avaliações nacionais de desempenho estudantil; o lugar ocupado pelas minorias nos currículos de História.

Biografía del autor/a

Cristiano de Jesus Ferronato, Universidade Tiradentes

Doutor em Educação com ênfase em História da Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e Graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Professor PPG PLII e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes - UNIT - em Aracaju, Sergipe, na linha de Educação e Formação Docente. Pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa-ITP. Foi Coordenador de Pesquisa da Universidade Tiradentes, no período de agosto de 2014 a outubro de 2015 desenvolvendo ações de planejamento de projetos de pesquisa e gestão de bolsas de Iniciação Científica e desenvolvimento tecnológico junto aos órgãos de Fomento: CNPq, CAPES, FAPITEC-SE. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Membro do Comitê Científico e do conselho consultivo da Editora Universitária Tiradentes - EDUNIT. Pesquisador associado aos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO-PB), HISTEDBR (GT-PB) é líder do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste (GPHEN). Desenvolve pesquisas no campo da História da Educação, com foco especial sobre a instrução no oitocentos brasileiro

Maíra Ielena Cerqueira Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Maíra Ielena Cerqueira Nascimento concluiu a licenciatura em História pela Universidade Federal de Sergipe em 2006. Atuou como professora de História das redes pública e privada de ensino de Sergipe entre os anos de 2007 e 2009. Foi Coordenadora de Educação Patrimonial da Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural de 2009 a 2013. É especialista em ?Ensino de História: Novas Abordagens? pela Faculdade São Luís de França (2012). É mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS (2013-2015), tendo desenvolvido pesquisa sobre os currículos estaduais de História voltados à escolarização básica nos Estados Unidos da América junto ao ?Grupo de Pesquisas em Ensino de História? (CNPq/UFS). Atualmente, é membro dos grupos de pesquisas sobre Ensino de História (GPEH/UFS) e Espaços, Poder e Práticas Sociais (CNPq/UFRN), Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (GT/SE), professora voluntária do projeto EDUCATRANS e pesquisadora colaboradora voluntária da Comissão Estadual da Verdade "Paulo Barbosa de Araújo". Tem experiência nas áreas de Ensino de História, Currículo e Patrimônio Cultural.

Cómo citar

Ferronato, C. de J., & Cerqueira Nascimento, M. I. (2017). POLÊMICAS EM CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ENTREVISTA COM KEITH C. BARTON. Interfaces Científicas - Educação, 6(1), 213–224. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p213-224