Aos pés da águia alada: os grupos escolares e a infância sergipana nos tempos de Graccho Cardoso (1922-1926)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p59-70

Autores/as

  • Magno Francisco de Jesus Santos Universidade Federal Fluminense-UFF

Publicado

2014-07-15

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Número

Sección

Dossiê

Resumen

No alvorecer do século XX, em Sergipe, os republicanos buscaram redefinir os traços das principais cidades do estado, embelezando-as e dotando-as de construções imponentes. O objetivo deste artigo é compreender o discurso dos grupos escolares criados em Sergipe no governo Graccho Cardoso (1922-1926) e os discursos acerca da formação da infância sergipana. Realizamos uma análise acerca do processo de implantação desse modelo de instituição por meio de documentos escritos e iconográficos e dos aspectos que intervieram nesse processo. Assim eclodiram os monumentos que embelezaram as cidades sergipanas e tentaram forjar uma identidade republicana respaldada pelo processo civilizatório.

Biografía del autor/a

Magno Francisco de Jesus Santos, Universidade Federal Fluminense-UFF

Doutorando em História na Universidade Federal Fluminense,(UFF) sob a orientação de Martha Campos Abreu. Bolsista CAPES.

Cómo citar

Santos, M. F. de J. (2014). Aos pés da águia alada: os grupos escolares e a infância sergipana nos tempos de Graccho Cardoso (1922-1926). Interfaces Científicas - Educação, 2(3), 59–70. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p59-70

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