FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO BRASIL: CONSOLIDAÇÃO DE UMA PROPOSTA INTERCULTURAL NO ENSINO SUPERIOR

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p199-211

Autores

  • Laura Marcela Cubides Sánchez Universidade Federal do Amazonas
  • Fabiana Soares Fernandes Leal Universidade Federal do Amazonas

Publicado

2023-05-11

Downloads

Não há dados estatísticos.

Resumo

Desde a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, ampliou-se e aprofundou a gestão das instituições governamentais responsáveis pelo acompanhamento dos povos indígenas, nos programas de fortalecimento, visibilidade e integração de seus valores socioculturais ao projeto nacional. Portanto, reuniões com autoridades tradicionais, funcionários públicos e pessoas externas interessadas em contribuir aos processos comunitários, começaram a ocorrer com mais frequência e intensidade. Como resultado dessas lutas e parcerias, no início deste milênio, surge a iniciativa de criar cursos de graduação em várias universidades públicas federais e estaduais do país para a profissionalização de indígenas que atuam como professores em suas respetivas comunidades. Estes programas foram denominados “Licenciaturas Interculturais” e estão desenhados exclusivamente para atender as demandas territoriais e educacionais das populações indígenas, através do fortalecimento da prática docente nas escolas de ensino básico. A partir de uma revisão bibliográfica, este artigo se propõe expor uma análise crítica, com base em discussões de caráter cultural e político, da proposta intercultural para a formação de professores indígenas, contemplando os potenciais e os desafios que ela apresenta, desde sua criação até o presente. Os resultados nos levam a afirmar que tais cursos do ensino superior atendem alguns dos valores que aparecem no discurso oficial, mas não conseguem uma verdadeira dinâmica intercultural, o que nos permite desconstruir a legitimidade do conceito e questionar sua aplicabilidade.

Biografias Autor

Laura Marcela Cubides Sánchez, Universidade Federal do Amazonas

Antropologá da Universidade Externado da Colombia e estudante de mestrado em Ensino de Ciencias e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas (Brasil). Pesquisadora de alternativas pedagogicas inclusivas, com experiencia em trabalho de campo com populacoes indigenas na area da educacao intercultural.

Fabiana Soares Fernandes Leal, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Psicologia pela Universidade do Porto/Portugal. Docente do programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades e da graduação na Universidade Federal do Amazonas, Campus Humaitá.

Como Citar

Cubides Sánchez, L. M. ., & Fernandes Leal, F. S. (2023). FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO BRASIL: CONSOLIDAÇÃO DE UMA PROPOSTA INTERCULTURAL NO ENSINO SUPERIOR. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 199–211. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p199-211