TAXONOMIA E GESTÃO ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p6-21

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Palavras-chave:

Taxonomia. Gestão Escolar. Revisão Sistemática. Gestão do Conhecimento.

Publicado

2023-02-27

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Artigos

Resumo

A taxonomia, uma ferramenta da Gestão do Conhecimento, atua diretamente no processo de recuperação da informação, auxiliando na sistematização e identificação dos processos e nas rotinas das organizações. No contexto da Gestão Escolar, pode garantir a melhoria nos tempos de respostas, aumentar a assertividade na tomada de decisão e diminuir a duplicação de esforços. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi realizar uma revisão sistemática de literatura sobre a taxonomia no contexto da Gestão Escolar. Para tanto, foi efetuada uma pesquisa exploratória descritiva, empregando-se o método Knowledge Development Process Constructivist. Os resultados mostram que foram encontrados apenas dois artigos que abordam sobre taxonomia na Gestão Escolar, revelando assim que se trata de um tema que possui um fértil campo de pesquisa.

Biografia do Autor

Cristiane Resquiti Paulino Strozzi, UNICESUMAR

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá. Mestranda em Gestão do Conhecimento nas Organizações pela UNICESUMAR

Rejane Sartori, Unicesumar

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá. Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), Maringá, Paraná. Professora do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - Ponto Focal Universidade Estadual de Maringá.

Letícia Fleig Dal Forno, UNICESUMAR

Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Educação (especialidade em Psicologia da Educação) pela Universidade de Lisboa. Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), Maringá, Paraná.

Como Citar

Strozzi, C. R. P., Sartori, R. ., & Fleig Dal Forno, L. . (2023). TAXONOMIA E GESTÃO ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 6–21. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p6-21

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