Adolescents in Espacio Ciencia (Uruguay): a study on learning experiences

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p282-306

Authors

  • Luisa Massarani Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Graziele Scalfi Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Jéssica Beck Carneiro Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Fiorella Silveira
  • Martha Elena Cambré Hernández Laboratório Tecnológico do Uruguai, Montevideo, Montevideo, Uruguai.

Published

2022-11-29

Downloads

Download data is not yet available.

Abstract

In this qualitative case study, we analyze the learning experiences of adolescents visiting an interactive science museum, Espacio Ciencia, in Uruguay with friends. Sixteen adolescents participated in the study, divided into five groups of friends. The visits were recorded using the point of view method, which consists of capturing video audio through a subjective camera attached to the head of one of the adolescents during the visit. Audiovisual records were analyzed using a protocol that identifies the types of interactions and conversations that took place between visitors and the exhibition. As a result, our study provides evidence that interactivity, multiple opportunities for exploration, and collaboration among adolescents favored science-related practices such as observation, simulation, trial-and-error experimentation, and discussion of scientific issues with their friends and also with the mediators. Thus, we can infer that Espacio Ciencia, in addition to stimulating interest, supported the learning of adolescents. In addition, the study indicates that the physical and social context, the engagement process and the construction of meanings occurred in an interconnected way, contributing to the learning experiences.

Author Biographies

Luisa Massarani , Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Luisa Massarani é coordenadora de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), sediada na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Brasil. Atua principalmente nos seguintes temas: aspectos históricos e contemporâneos da divulgação científica; museus de ciência e espaços projetados para ciência; ciência, mídia e redes sociais; percepção pública da ciência e tecnologia.

Graziele Scalfi, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graziele Scalfi é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). Os seus interesses de investigação são a comunicação científica, a educação informal e as experiências de aprendizagem, com particular ênfase nas crianças e famílias.

Jéssica Beck Carneiro , Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Jéssica Beck Carneiro é mestre em ecologia e evolução pelo Programa de Pós graduação em Ecologia e Evolução da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como pesquisadora no Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), com experiência em visitação de grupos escolares e familiares em Museus e Centros de Ciências.

Fiorella Silveira

É doutora em Educação pela Faculdade de Química da Universidade da República e coordenadora do Espacio Ciencia (LATU, Uruguai). É autora de vários artigos e manuais sobre educação científica. Sua área de interesse são as vocações científicas e como promovê-las em ambientes formais e não formais de ensino de ciências.

Martha Elena Cambré Hernández, Laboratório Tecnológico do Uruguai, Montevideo, Montevideo, Uruguai.

Martha Cambré é especialista no campo do engajamento científico na América Latina. Tem mais de 20 anos de experiência no planejamento integral de atividades e gestão em centros de ciências interativas. A sua experiência assenta na conceção, desenvolvimento e implementação de exposições temáticas, planeamento e coordenação de atividades para dias ou semanas temáticas, como a Semana da Ciência, Girls in Tech Day entre outros, workshops, projetos de intercâmbio com diversas instituições como universidades ou organizações internacionais na área de C&T, bem como a gestão de um centro interativo.

How to Cite

Massarani , L. ., Scalfi, G., Beck Carneiro , J. ., Silveira , F. ., & Cambré Hernández, M. E. . (2022). Adolescents in Espacio Ciencia (Uruguay): a study on learning experiences. Interfaces Científicas - Educação, 11(3), 282–306. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p282-306