AS INTERAÇÕES E O BRINCAR NA E COM A NATUREZA: CONSTRUINDO UMA INFÂNCIA DESEMPAREDADA NA CRECHE

Building an unpaired childhood na creche

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p407-423

Autores

  • Viviane Graciele de Araujo Valerio USCS Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Marta Regina Paulo da Silva USCS Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Publicado

2021-11-27

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado em educação,  que teve como objetivo compreender como vem sendo construído o “desemparedamento da infância” em uma creche da Rede Municipal de Educação de São Caetano do Sul. Parte da compreensão da preferência e do encantamento das crianças  pelos espaços externos em meio à natureza para suas experiências brincantes no cotidiano da creche, demonstrando sua insatisfação quanto às rotinas rígidas e aos ambientes fechados das instituições educacionais. Trata-se de um estudo de caso, que teve como procedimentos para a coleta de dados: entrevista semiestruturada com as professoras e gestoras da creche; análise do Currículo Municipal de São Caetano do Sul e do Projeto Político Pedagógico da creche; e a Documentação Pedagógica da professora-pesquisadora. O referencial teórico dialogou com os estudos da sociologia da infância, pedagogia da infância e legislação referente à educação infantil. A análise dos dados revelou que as entrevistadas reconhecem as preferências das crianças pelos espaços externos em meio à natureza, porém sentem-se inseguras e ante a possibilidade das crianças se machucarem ou adoecerem em função de banhos de chuvas e o tempo frio. Outros aspectos que distanciam a criança da natureza, refere-se à “sujeira”, horários inflexíveis da rotina, e a dificuldade em controlar a disciplina das crianças nos ambientes externos. Contudo, apesar das dificuldades, algumas professoras vêm proporcionando contextos brincantes na natureza, o que vai demonstrando a construção do desemparedamento da infância na creche.

Como Citar

Valerio, V. G. de A., & Silva, M. R. P. da. (2021). AS INTERAÇÕES E O BRINCAR NA E COM A NATUREZA: CONSTRUINDO UMA INFÂNCIA DESEMPAREDADA NA CRECHE: Building an unpaired childhood na creche . Interfaces Científicas - Educação, 10(3), 407–423. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p407-423