O QUE OS ADOLESCENTES ACESSAM NA INTERNET? UM ESTUDO SOBRE USOS DE SMARTPHONES NA ESCOLA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p484-496

Autor/innen

Schlagworte:

smartphones, adolescentes, acesso, internet, escola

Veröffentlicht

2024-01-17

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Abstract

O presente estudo apresenta um recorte de pesquisa desenvolvida com adolescentes sobre as interações realizadas em smartphones nos momentos de intervalo escolar. O aparato ganhou espaço na sociedade e circula entre pessoas de diferentes gerações, contribuindo para a produção de novos sentidos e revolucionando as formas de interação com o próximo e com o mundo. Dentro e fora da escola, é comum observarmos a importância do dispositivo digital entre os adolescentes a partir de olhares concentrados e tempo dedicado às telas em mãos, conectados ao mundo por meio de diferentes possibilidades de interação. Por meio de abordagem qualitativa, o estudo foi desenvolvido a partir de discussões no campo das tecnologias, comunicação (SANTAELLA, 2007; LEMOS, 2007) e cultura da convergência (JENKINS, 2009), além da aplicação de questionário on-line com estudantes adolescentes matriculados no primeiro ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFS - Campus São Cristóvão, no primeiro semestre letivo de 2019. Neste artigo, apresentamos resultados relativos aos interesses desses alunos frente às funcionalidades e possibilidades dos smartphones em diálogo com o contexto escolar.

Autor/innen-Biografien

Laila Gardênia Viana Silva, Instituto Federal de Sergipe Universidade Federal de Sergipe

Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Sergipe (IFS), mestranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), membro do Grupo de Pesquisa TECLA: Tecnologias, Educação e Linguística Aplicada (UFS). São Cristóvão, Sergipe, Brasil. E-mail: lailagardeniavs@gmail.com

Ana Cecília Campos Barbosa, Instituto Federal de Sergipe

Psicóloga no Instituto Federal de Sergipe (IFS), mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação Profissional (IFS) e do Núcleo de Educação e Pesquisa em Educação Profissional Tecnológica (IFS). São Cristóvão, Sergipe, Brasil. E-mail: ana.cecilia@ifs.edu.br

Paulo Boa Sorte, Universidade Federal de Sergipe University of Miami

Professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), pós-doutorando na University of Miami, Estados Unidos. Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Líder do Grupo de Pesquisa TECLA: Tecnologias, Educação e Linguística Aplicada (UFS). São Cristóvão, Sergipe, Brasil. E-mail: pauloboasorte1@gmail.com

Zitationsvorschlag

Viana Silva, L. G., Campos Barbosa, A. C., & Boa Sorte, P. (2024). O QUE OS ADOLESCENTES ACESSAM NA INTERNET? UM ESTUDO SOBRE USOS DE SMARTPHONES NA ESCOLA. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 484–496. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p484-496

Literaturhinweise

BUENO, Glaukus R; LUCENA, Tiago F. Geração cabeça-baixa: saúde e comportamento dos jovens no uso das tecnologias móveis. In Anais do IX Simpósio Nacional ABCiber – PUC-SP, 2016. Disponível em: http://abciber2016.com/wpcontent/uploads/2016/trabalhos/geracao_cabecabaixa_saude_e_comportamento_dos_jovens_no_uso_das_tecnologias_moveis_glau kus_regiani_bueno.pdf. Acesso em 20/06/2019.

GARCIA, Marilene Santana dos Santos. Dispositivos móveis na escola e a busca de soluções educacionais contra distrações e exageros na permanência on-line. Tecnologia Educacional [online], Rio de Janeiro, n. 218, p. 32-43, 2017. ISSN: 0102- 5503.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

LEMOS, André. Comunicação e práticas sociais no espaço urbano: as características dos Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multirredes (DHMCM)". Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. 4, n.10, p. 23-40, 2007.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2015.

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SERRES, Michel. Polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

SILVA-JEREZ, Nelson Sebastian. Comportamento Informacional Cotidiano de Adolescentes. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Departamento de Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista, Marília.

TIC KIDS ONLINE BRASIL [LIVRO ELETRÔNICO]: Pesquisa Sobre o Uso da Internet por Crianças e Adolescentes no Brasil. 2018 Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. -- São Paulo, Comitê Gestor da Internet no Brasi, 2019. Disponível em: <https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/216370220191105/tic_kids_online_2018_livro_eletronico.pdf> Acesso em 10 jan. 2020