A IMPRENSA NO NORDESTE BRASILEIRO: CORRESPONDÊNCIAS SOBRE INSTRUÇÃO PÚBLICA COMO FONTE E OBJETO DE PESQUISA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n2p91-104

Autor/innen

  • Fabiana Sena Universidade Federal da Paraíba
  • Bianca Machado de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Larisse Lima de Sousa Universidade Federal da Paraíba

Veröffentlicht

2017-02-22

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Artigos

Abstract

O estudo busca dar visibilidade ao processo de catalogação das cartas sobre instrução pública nos jornais O Araripe (1850-1860), O Cearence (1840-1899), Diário do Maranhão (1855-1858), Publicador Maranhense (1842-1886), Diário de Pernambuco (1825-1888) e Argos Pernambucano (1850-1852), Diário da Bahia (1833-1838) e Correio da Bahia (1871-1878). A escrita dessas cartas é ordinária de sujeitos que compuseram a instrução pública da época, professores, diretores da instrução pública e das escolas e de anônimos. A pesquisa permitiu catalogar esses escritos, servindo de fonte para pesquisas sobre Instrução e Império no Brasil. Neste trabalho, buscamos traçar os caminhos metodológicos utilizados, bem como as técnicas usadas para a execução da investigação. Os discursos apresentados, neste trabalho, demonstram que os signatários escreviam para o jornal para dar parecer, avisar, reclamar, pedir, noticiar, repreender... Com efeito, dar visibilidade a esses discursos sob a escrita epistolar é relevante por serem históricos e de serem de sujeitos que atuaram na instrução pública, já que a imprensa apresenta flagrantes sobre o cotidiano escolar de tempos passados, por meio de uma sociedade de correspondência que havia nesse suporte textual, veículo de comunicação mais comum do período.

Autor/innen-Biografie

Fabiana Sena, Universidade Federal da Paraíba

Pós-doutora em Educação. Doutora em Letras. Professora Adjunta na Universidade Federal da Paraíba e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB.

Zitationsvorschlag

Sena, F., Oliveira, B. M. de, & Sousa, L. L. de. (2017). A IMPRENSA NO NORDESTE BRASILEIRO: CORRESPONDÊNCIAS SOBRE INSTRUÇÃO PÚBLICA COMO FONTE E OBJETO DE PESQUISA. Interfaces Científicas - Educação, 5(2), 91–104. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n2p91-104