A IMPRENSA NO NORDESTE BRASILEIRO: CORRESPONDÊNCIAS SOBRE INSTRUÇÃO PÚBLICA COMO FONTE E OBJETO DE PESQUISA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n2p91-104

Authors

  • Fabiana Sena Universidade Federal da Paraíba
  • Bianca Machado de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Larisse Lima de Sousa Universidade Federal da Paraíba

Published

2017-02-22

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Artigos

Abstract

O estudo busca dar visibilidade ao processo de catalogação das cartas sobre instrução pública nos jornais O Araripe (1850-1860), O Cearence (1840-1899), Diário do Maranhão (1855-1858), Publicador Maranhense (1842-1886), Diário de Pernambuco (1825-1888) e Argos Pernambucano (1850-1852), Diário da Bahia (1833-1838) e Correio da Bahia (1871-1878). A escrita dessas cartas é ordinária de sujeitos que compuseram a instrução pública da época, professores, diretores da instrução pública e das escolas e de anônimos. A pesquisa permitiu catalogar esses escritos, servindo de fonte para pesquisas sobre Instrução e Império no Brasil. Neste trabalho, buscamos traçar os caminhos metodológicos utilizados, bem como as técnicas usadas para a execução da investigação. Os discursos apresentados, neste trabalho, demonstram que os signatários escreviam para o jornal para dar parecer, avisar, reclamar, pedir, noticiar, repreender... Com efeito, dar visibilidade a esses discursos sob a escrita epistolar é relevante por serem históricos e de serem de sujeitos que atuaram na instrução pública, já que a imprensa apresenta flagrantes sobre o cotidiano escolar de tempos passados, por meio de uma sociedade de correspondência que havia nesse suporte textual, veículo de comunicação mais comum do período.

Author Biography

Fabiana Sena, Universidade Federal da Paraíba

Pós-doutora em Educação. Doutora em Letras. Professora Adjunta na Universidade Federal da Paraíba e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB.

How to Cite

Sena, F., Oliveira, B. M. de, & Sousa, L. L. de. (2017). A IMPRENSA NO NORDESTE BRASILEIRO: CORRESPONDÊNCIAS SOBRE INSTRUÇÃO PÚBLICA COMO FONTE E OBJETO DE PESQUISA. Interfaces Científicas - Educação, 5(2), 91–104. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n2p91-104