As interações e o jump na e com a nature: construindo uma infância desigual na creche

Construindo uma creche infantil não pareada

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p407-423

Autores

  • Viviane Graciele de Araujo Valerio USCS Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Marta Regina Paulo da Silva USCS Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Publicado

2021-11-27

Downloads

Não há dados estatísticos.

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado em educação, que teve como objetivo compreender como vem sendo construído o “desemparedamento da infância” em uma creche da Rede Municipal de Educação de São Caetano do Sul. Parte da compreensão da preferência e do encantamento das crianças pelos espaços externos em meio à natureza para suas experiências no cotidiano da creche, demonstrando sua insatisfação quanto às rotinas rígidas e aos ambientes fechados das instituições educacionais. Trata-se de um estudo de caso, que teve como procedimentos para a coleta de dados: entrevista semiestruturada com as professoras e gestoras da creche; análise do Currículo Municipal de São Caetano do Sul e do Projeto Político Pedagógico da creche; e a Documentação Pedagógica da professora-pesquisadora. O referencial teórico dialogou com os estudos da sociologia da infância, pedagogia da infância e legislação referente à educação infantil. A análise dos dados revelados que as entrevistadas reconhecem como favorecidas das crianças espaços externos em meio à natureza, porém sentem-se inseguras e ante a possibilidade das crianças se machucarem ou adoecerem em função de banhos de chuvas e o tempo frio. Outros aspectos que distanciam a criança da natureza, se refere-se à “sujeira”, horários inflexíveis da rotina, e a dificuldade em controlar a disciplina das crianças nos ambientes externos. Contudo, apesar das dificuldades, algumas professoras suprindo proporcionando contextos brincantes na natureza, o que vai demonstrando a construção do desemparedamento da infância na creche.

Como Citar

Valerio, V. G. de A., & Silva, M. R. P. da. (2021). As interações e o jump na e com a nature: construindo uma infância desigual na creche : Construindo uma creche infantil não pareada . Interfaces Científicas - Educação, 10(3), 407–423. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p407-423