A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO PERFIL E PAPEIS PROFISSIONAIS DE PEDAGOGOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE SERGIPE

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v8n1p59-74

Autors/ores

  • Claudia de Medeiros Lima Instituto Federal de Educação da Bahia.
  • Ana Maria Freitas Teixeira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Paraules clau:

Pedagogos, Educação profissional, pedagogia

Publicades

2019-11-10

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Secció

Artigos

Resum

Este artigo discute a trajetória de pedagogos que atuam na educação profissional de Sergipe. As discussões apresentadas baseiam-se em pesquisa realizada para dissertação de mestrado em Educação defendida na Universidade Federal de Sergipe e se propõe a analisar a influência das transformações administrativo-pedagógicas no perfil e papel profissional dos pedagogos não diretamente docentes em exercício na única instituição federal de educação profissional técnica e tecnológica do estado de Sergipe. A pesquisa histórica utilizou-se de levantamento documental e bibliográfico para obtenção e análise dos dados. Os resultados apontam para minimização dos papeis dos pedagogos e redução dos espaços profissionais da pedagogia.

Biografies de l'autor/a

Claudia de Medeiros Lima, Instituto Federal de Educação da Bahia.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professora do Instituto Federal da Bahia, Camaçari-Ba. Email: clamed.lima@hotmail.com. (79) 99199-9131.

Ana Maria Freitas Teixeira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Doutora em Ciências da Educação Sociologia - Université Paris 8. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professora-orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (NPGED) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe. Email: ana1.teixeira@hotmail.com

Com citar

Lima, C. de M., & Teixeira, A. M. F. (2019). A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO PERFIL E PAPEIS PROFISSIONAIS DE PEDAGOGOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE SERGIPE. Interfaces Científicas - Educação, 8(1), 59–74. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v8n1p59-74

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