O QUE AS PROFESSORAS FAZEM COM A POLÍTICA? INTERPRETAÇÕES CRÍTICAS, FEMINISTAS E ANTIRRACISTAS DE UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Critical, feminist and antiracist interpretations to an in-serevice training policy
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p123-142Publicado
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Desde uma perspectiva crítica e feminista dos estudos educacionais, este artigo analisa um projeto educacional desenvolvido através de uma política de formação continuada. Dos três contextos do Ciclo de Políticas, dedicamo-nos a estudar o contexto da prática, uma vez que é nele em que a política passa a ser interpretada e recriada por diferentes sujeitos ou instituições. Na política Saberes em Diálogo, da Rede Municipal de Ensino de Canoas, RS, em parceria com a Universidade La Salle, identificamos um grupo de professoras desenvolvendo um projeto interdisciplinar de educação crítica, feminista e antirracista. A partir da ferramenta teórico-metodológica da análise relacional, documentamos e analisamos o projeto “Estrelas Além do Tempo” a partir de suas características como prática transformadora e de sua manifestação como reflexo dos princípios de horizontalidade e flexibilidade da política.