A PERSPECTIVA DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DOCENTE: POR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE EDUQUE PARA EQUIDADE

for a pedagogical practice that educates for equity

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p334-344

Autors/ores

  • Vanessa Maria de Oliveira Borges Universidade do Estado da Bahia

Publicades

2023-09-15

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Resum

O presente artigo se propõe a refletir sobre a importância dos processos formativos de professores, com recorte para a formação inicial em pedagogia, no intuito de coibir a reprodução de estereótipos e preconceitos relativos à categoria de gênero, capacitando docentes para educar meninos e meninas para superar diferenças, e não para conformar a manutenção de papeis sociais desiguais. Desse modo, o objetivo principal desta investigação é identificar como a inclusão da perspectiva de gênero na formação inicial docente pode contribuir para uma educação emancipatória e não discriminatória. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa se estruturou a partir de critérios qualitativos e foi pautada em um levantamento bibliográfico e posterior aplicação de questionário com perguntas objetivas e subjetivas sobre o tema, para que os(as) estudantes do curso de Licenciatura do Centro Universitário Jorge Amado (BA) pudessem narrar livremente suas experiências acerca das perspectivas de gênero em suas formações em pedagogia. 

Com citar

de Oliveira Borges, V. M. (2023). A PERSPECTIVA DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DOCENTE: POR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE EDUQUE PARA EQUIDADE: for a pedagogical practice that educates for equity. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 334–344. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p334-344