O QUE OS ADOLESCENTES ACESSAM NA INTERNET? UM ESTUDO SOBRE USOS DE SMARTPHONES NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p484-496Palavras-chave:
smartphones, adolescentes, acesso, internet, escolaPublicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
O presente estudo apresenta um recorte de pesquisa desenvolvida com adolescentes sobre as interações realizadas em smartphones nos momentos de intervalo escolar. O aparato ganhou espaço na sociedade e circula entre pessoas de diferentes gerações, contribuindo para a produção de novos sentidos e revolucionando as formas de interação com o próximo e com o mundo. Dentro e fora da escola, é comum observarmos a importância do dispositivo digital entre os adolescentes a partir de olhares concentrados e tempo dedicado às telas em mãos, conectados ao mundo por meio de diferentes possibilidades de interação. Por meio de abordagem qualitativa, o estudo foi desenvolvido a partir de discussões no campo das tecnologias, comunicação (SANTAELLA, 2007; LEMOS, 2007) e cultura da convergência (JENKINS, 2009), além da aplicação de questionário on-line com estudantes adolescentes matriculados no primeiro ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFS - Campus São Cristóvão, no primeiro semestre letivo de 2019. Neste artigo, apresentamos resultados relativos aos interesses desses alunos frente às funcionalidades e possibilidades dos smartphones em diálogo com o contexto escolar.Como Citar
Referências
BUENO, Glaukus R; LUCENA, Tiago F. Geração cabeça-baixa: saúde e comportamento dos jovens no uso das tecnologias móveis. In Anais do IX Simpósio Nacional ABCiber – PUC-SP, 2016. Disponível em: http://abciber2016.com/wpcontent/uploads/2016/trabalhos/geracao_cabecabaixa_saude_e_comportamento_dos_jovens_no_uso_das_tecnologias_moveis_glau kus_regiani_bueno.pdf. Acesso em 20/06/2019.
GARCIA, Marilene Santana dos Santos. Dispositivos móveis na escola e a busca de soluções educacionais contra distrações e exageros na permanência on-line. Tecnologia Educacional [online], Rio de Janeiro, n. 218, p. 32-43, 2017. ISSN: 0102- 5503.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
LEMOS, André. Comunicação e práticas sociais no espaço urbano: as características dos Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multirredes (DHMCM)". Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. 4, n.10, p. 23-40, 2007.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2015.
SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SERRES, Michel. Polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
SILVA-JEREZ, Nelson Sebastian. Comportamento Informacional Cotidiano de Adolescentes. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Departamento de Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista, Marília.
TIC KIDS ONLINE BRASIL [LIVRO ELETRÔNICO]: Pesquisa Sobre o Uso da Internet por Crianças e Adolescentes no Brasil. 2018 Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. -- São Paulo, Comitê Gestor da Internet no Brasi, 2019. Disponível em: <https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/216370220191105/tic_kids_online_2018_livro_eletronico.pdf> Acesso em 10 jan. 2020