A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO: análise a partir da perspectiva do ensino-aprendizagem no mundo ciber
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n2p140-153Palavras-chave:
Educação, Cibercultura, Humanização, Comunicação, Formação.Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
A realidade comunicacional vem sendo adaptada à intensa movimentação cultural promovida por uma cultura híbrida e globalizada. A criação de espaços de interações e compartilhamento de saberes, fluidos e em tempo presente, são características marcantes da cibercultura que propõem um novo olhar sobre letramento e o processo de alfabetizar. Com base na pesquisa bibliográfica, aplicando o método exploratório, o texto propõe a reflexão sobre a necessária adaptação do processo de ensino-aprendizagem aos novos parâmetros de construção de saberes na atualidade, a partir do letramento digital por conta do advento da evolução tecnológica. Nesse contexto, o papel do educador tende a se readaptar, contribuindo para que as práticas educativas sejam efetivadas, sob o espeque da formação cidadã, fomentando o pensamento crítico autônomo do aluno. Os novos cenários de aprendizagens em ambientes virtuais são resultados de um processo adaptativo docente, que interage na constância dos movimentos culturais. A pesquisa concluiu sobre a importância da interferência permanente da educação para o processo de humanização e de leitura do mundo, a partir do conhecimento compartilhado, enfatizado pela proposta de criticidade e reflexão decorrentes da verdadeira cidadania.Como Citar
Referências
BALDO, C. H. A. A influência do letramento digital no processo de alfabetização: contribuições para a aquisição da escrita. 2018. 198f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FFCLRP, da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2018. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16072018-144040/publico/BALDO_C_H_A_Mestrado_Final.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
BORGES, F. G. B. A construção do letramento digital em crianças em fase de alfabetização. Recife, 2013. 292 f. Tese (Doutorado em área de concentração em Linguística) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11326. Acesso em: 16 mar. 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Coleção Educadores: Lev Semyonovich Vygotsky. Fundação Joaquim Nabuco: Editora Massangana, 2010. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4685.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020
BRASIL. UNESCO. Ministério da Educação. Educação de qualidade. Alfabetização. UNESCO, MEC, 2017. Disponível em: www.unesco.org. Acesso em: 17 mar. 2020.
CEIA, C. Essencialismo. E-Dicionário de termos literários. 2009. Disponível em: https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/essencialismo. Acesso em: 16 mar. 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra. 2018a.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 65. ed. Rio de Janeiro/São Paulo; Paz e Terra. 2018b.
LEMOS, A. Cibercultura como território recombinante. In: E. TRIVINHO; E. CAZELOTO (eds.). A cibercultura e seu espelho: campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa. São Paulo, Instituto Itaú Cultural, p. 38-46, 2009. Disponível em: http://abciber.org.br/publicacoes/livro1/textos/cibercultura-como-territorio-recombinante1. Acesso em: 10 mar. 2020.
LINHARES, R. N.; CHAGAS, A. M. Aprendizagem no ciberespaço: por uma pedagogia da comunicação em uma educação mestiça. In. PORTO, Cristiane; MOREIRA, J. António. Educação no ciberespaço: novas configurações, convergências e conexões. Aracaju: EDUNIT, 2017.
LIRA, B. C. Práticas Pedagógicas para o século XXI - A Sociointeração Digital e o Humanismo Ético. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2016.
MARTINS, V.; SANTOS, E. A educação na palma das mãos: a construção da pedagogia da hipermobilidade em uma pesquisa-formação na cibercultura. In. SANTOS, Edméa; PORTO, Cristiane. App-Education: fundamentos, contextos e práticas educativas luso-brasileiras na cibercultura. Salvador; EDUFBA, 2019.
MIGLIORIN, C. Cinema e Escola, sob o risco da Democracia. 2010. Revista Contemporânea de Educação, v. 5, n. 9. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1604/1452. Acesso em: 15 mar. 2020.
MOREIRA, J. A.; et al. Docência Online no ensino superior: qualidade e inovação em territórios digitais e redes sociais. In. PORTO, Cristiane; MOREIRA, J. António. Educação no ciberespaço: novas configurações, convergências e conexões. Aracaju: EDUNIT, 2017.
RAPOSO, J. F. Algoritmos, personalização e filtragem do conteúdo. In: SAAD, Elizabeth; SILVEIRA, Stefanie C. da. (org.). Tendências em comunicação digital. São Paulo: ECA/USP, 2017. v. 2, p. 148-167. Disponível em: https://www.academia.edu/35372271/Algoritmos_personaliza%C3%A7%C3%A3o_e_filtragem_do_conte%C3%BAdo_Algorithms_Customization_and_Content_Filtering?auto=download. Acesso em: 10 mar. 2020.
ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Anais do SEE: CENP, São Paulo, 2004. Disponível em: http://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/2013121153a8f1155045828c12733b68e/Letramento_e_capacidade_de_leitura_pra_cidadania_2004.pdf. Acesso em: 16 mar. 2020.
SILVA, M. P.; et al. Arte digital, cibercultura e imersão: aprendizagem em ambientes virtuais da exposição erro 404. In: PORTO, Cristiane; ALVES, André Luiz; MOTA, Marlton Fontes. EDUCIBER: Diálogos ubíquos para além da tela e da rede. Aracaju: EDUNIT, 2018.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Rev. Bras. Educ. Rio de Janeiro, n. 25, p. 05-17, Apr. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 mar. 2020.