A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO: análise a partir da perspectiva do ensino-aprendizagem no mundo ciber
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n2p140-153Palabras clave:
Educação, Cibercultura, Humanização, Comunicação, Formação.Publicado
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A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumen
A realidade comunicacional vem sendo adaptada à intensa movimentação cultural promovida por uma cultura híbrida e globalizada. A criação de espaços de interações e compartilhamento de saberes, fluidos e em tempo presente, são características marcantes da cibercultura que propõem um novo olhar sobre letramento e o processo de alfabetizar. Com base na pesquisa bibliográfica, aplicando o método exploratório, o texto propõe a reflexão sobre a necessária adaptação do processo de ensino-aprendizagem aos novos parâmetros de construção de saberes na atualidade, a partir do letramento digital por conta do advento da evolução tecnológica. Nesse contexto, o papel do educador tende a se readaptar, contribuindo para que as práticas educativas sejam efetivadas, sob o espeque da formação cidadã, fomentando o pensamento crítico autônomo do aluno. Os novos cenários de aprendizagens em ambientes virtuais são resultados de um processo adaptativo docente, que interage na constância dos movimentos culturais. A pesquisa concluiu sobre a importância da interferência permanente da educação para o processo de humanização e de leitura do mundo, a partir do conhecimento compartilhado, enfatizado pela proposta de criticidade e reflexão decorrentes da verdadeira cidadania.Cómo citar
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