A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p82-93

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Palavras-chave:

Formação de Professores., Teoria Histórico-Cultural, Psicologia Pedagógica.

Publicado

2022-07-18

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Resumo

O debate sobre a necessidade de preparar os professores para os desafios do século XXI tem ocupado a centralidade das discussões acadêmicas, em diversos eventos e também nos documentos oficiais, principalmente a partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN 9.394/1996. Entretanto, em muitos momentos, as discussões são abordadas de modo fragmentado e expressam um movimento de polarização entre os aspectos teóricos, práticos, pedagógicos e políticos. Diante desse cenário e da importância primordial de se problematizar e de contrapor-se às intencionalidades do projeto de educação que tem se consolidado, por meio deste artigo, realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico que objetiva identificar, na obra Psicologia Pedagógica, de Lev Vigotski, princípios e fundamentos que contribuam para pensarmos a formação e o trabalho docente em uma perspectiva crítica, potencializadora e emancipadora. Com o referencial da Teoria Histórico-Cultural, defendemos o princípio que reconhece a importância da educação escolar no processo de desenvolvimento humano. Esperamos, com este texto, evidenciar a necessidade de ampliação e sistematização de princípios e fundamentos que nos auxiliem a orientar e a estruturar processos formativos que concebam o homem como ser indispensável à transformação social.

Biografia do Autor

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM: Maringá, PR, BR.

Ensino, aprendizagem e formação de professores.

Elvenice Tatiana Zoia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE: Cascavel, PR, BR

Ensino, aprendizagem e formação de professores.

Merly Palma Ferreira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM: Maringá, PR, BR.

Ensino, aprendizagem e formação de professores.

Como Citar

Lacanallo Arrais, L. F., Zoia, E. T., & Palma Ferreira, M. . (2022). A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA. EDUCAÇÃO, 11(3), 82–93. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p82-93

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