A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p82-93

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores., Teoria Histórico-Cultural, Psicologia Pedagógica.

Publicado

2022-07-18

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O debate sobre a necessidade de preparar os professores para os desafios do século XXI tem ocupado a centralidade das discussões acadêmicas, em diversos eventos e também nos documentos oficiais, principalmente a partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN 9.394/1996. Entretanto, em muitos momentos, as discussões são abordadas de modo fragmentado e expressam um movimento de polarização entre os aspectos teóricos, práticos, pedagógicos e políticos. Diante desse cenário e da importância primordial de se problematizar e de contrapor-se às intencionalidades do projeto de educação que tem se consolidado, por meio deste artigo, realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico que objetiva identificar, na obra Psicologia Pedagógica, de Lev Vigotski, princípios e fundamentos que contribuam para pensarmos a formação e o trabalho docente em uma perspectiva crítica, potencializadora e emancipadora. Com o referencial da Teoria Histórico-Cultural, defendemos o princípio que reconhece a importância da educação escolar no processo de desenvolvimento humano. Esperamos, com este texto, evidenciar a necessidade de ampliação e sistematização de princípios e fundamentos que nos auxiliem a orientar e a estruturar processos formativos que concebam o homem como ser indispensável à transformação social.

Biografia do Autor

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM: Maringá, PR, BR.

Ensino, aprendizagem e formação de professores.

Elvenice Tatiana Zoia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE: Cascavel, PR, BR

Ensino, aprendizagem e formação de professores.

Merly Palma Ferreira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM: Maringá, PR, BR.

Ensino, aprendizagem e formação de professores.

Como Citar

Lacanallo Arrais, L. F., Zoia, E. T., & Palma Ferreira, M. . (2022). A FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PSICOLOGIA PEDAGÓGICA. Interfaces Científicas - Educação, 11(3), 82–93. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p82-93

Referências

ALVARENGA, V. A carreira das professoras de educação infantil: indícios de precarização e intensificação do trabalho docente. In: ARCE, A.; JACOMELI, M. Educação Infantil versus Educação Escolar? Entre a (des)escolarização e a precarização do trabalho pedagógico nas salas de aula. Campinas: Autores Associados, 2012.

DELORS, J. Educação: Um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998.

FABIANO, Luiz H.; PALANGANA, Isilda C. Identidade e cultura mercantilizada. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2000, Caxambu. Anais da ANPED, 2000. p. 1-17. Disponível em: <http://23reuniao.anped.org.br/textos/2013t.PDF> Acesso em: 25 mar, 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. A escola brasileira em face de um dualismo perverso: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Goiânia: PUC, 2010.

LURIA, A. R. Palavra e conceito. In: ______. Curso de psicologia geral. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. Vol. IV, p. 17-51.

MARTINS, Lígia Márcia, &RABATINI, Vanessa Gertrudes. A Concepção de Cultura em Vigotski: contribuições para a educação escolar. Psicologia Política, 11(22), 2011, p. 345-358.

MESZAROS, I. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

MESZAROS, I. O século XXI: socialismo ou barbárie? São Paulo: Boitempo, 2012.

PRESTES, Zoia. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. In: Movimento - Revista de Educação. Rio de Janeiro. Ano 3, número 4, 2016.

SAVIANI, Dermeval. Formação de Professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. v. 14 n. 40 jan./abr. 2009, p. 143-155.

SFORNI, Marta Sueli de Faria. Interação entre didática e a Teoria Histórico-Cultural. Revista Educação & Sociedade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 375-397, abr./jun. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edreal/2015nahead/2175-6236-edreal-45965.pdf. Acesso em: 25 mar. 2019.

TOASSA, G. A. “Psicologia Pedagógica” de Vigotski – considerações introdutórias. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 24, n. 1, jan./abr. 2013, p. 64-72.

VIGOTSKI, L. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VIGOTSKI, L. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes,2004.