A REALIDADE AUMENTADA NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIT/AL
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p200-211Keywords:
Realidade Aumentada. Material didático. Aprendizagem.Published
Downloads
Downloads
Issue
Section
License
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Abstract
O presente artigo apresenta uma análise das perspectivas de estudantes de cursos de engenharia no Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL) em relação a Realidade Aumentada (RA) como um recurso presente nos materiais didáticos pedagógicos. A RA é um recurso digital de fácil utilização capaz de projetar a visualização de um objeto virtual no mundo real, sendo possível ser utilizada através de um smartphone. Inicialmente, apresentamos aos estudantes exemplos das aplicações da RA através da apresentação de um material didático e por um questionário respondido por eles se obteve a produção dos dados. Diversas pesquisas demonstram sua utilização no meio educacional, no entanto, essa pesquisa busca saber o que os estudantes pensam sobre essa tecnologia no meio educacional. Na análise dos dados se percebe a boa aceitação e alto nível de satisfação dos estudantes, tendo as videoaulas associados ao material didático destacadas como excelentes. Desse modo, propõem-se a inserção da RA nos materiais didáticos pedagógicos pode ser um recurso digital importante para a EducaçãoHow to Cite
References
AKAGUI, Daniela; KIRNER, Cláudio. Lira-livro interativo com Realidade Aumentada. In: Proc. of VII Symposium on Virtual Reality, SP. 2004. Disponível em: <http://www.hitl.washington.edu/artoolkit>. Acesso em: 20 nov. 2018.
APPOLINÁRIO, Fabio. Dicionário de Metodologia Científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2007.
AZUMA, Ronald. T. A survey of augmented reality. Presence: Teleoperators and Virtual Environments, v. 6, n. 4, p. 355-385, 1997.
FONSECA FILHO, Cléuzio. História da computação: O Caminho do Pensamento e da Tecnologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
GEROIMENKO, Vladimir. Augmented reality technology and art: The analysis and visualization of evolving conceptual models. In: Information Visualisation (IV), 2012 16th International Conference on. IEEE, p. 445-453, 2012.
HARA, Murilo Soares; MICKIO, Murilo; SISCOUTTO, Robson Augusto. OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA ENSINO DE ESTRUTURAS DE DADOS FAZENDO USO DE REALIDADE AUMENTADA: SEDRA. In: Colloquium Exactarum. v. 10, n. 1, 2018.
KIRNER, Claudio. Evolução da Realidade Virtual no Brasil. In.: X Symposium on
Virtual and Augmented Reality. João Pessoa, PB, p. 1-11. 2008. Disponível em: <http://www.ckirner.com/download/artigos/Evolucao-da-RV-Brasil.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2018.
KIRNER, Claudio; ZORZAL, Ezequiel Roberto. Aplicações educacionais em ambientes colaborativos com realidade aumentada. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). p. 114-124, 2005.
LEITÃO, Rui Manoel Vieira. Aprendizagem baseada em jogos: realidade aumentada no ensino de sólidos geométricos. Dissertação (Mestrado Expressão Gráfica e Audiovisual) – Universidade Aberta, Lisboa, Portugal, 2013.
MILGRAM, Paul; TAKEMURA, Haruo; UTSUMI, Akira; KISHINO, Fumio. Augmented Reality: A Class of Displays on the Reality Virtuality Continuum. Telemanipulator and Telepresence Technologies, SPIE, v. 2351, p. 282-292, 1994.
NEMER, Amarilís Canhada. Estudo de usabilidade em telefones celulares. 2006. Dissertação (Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2006.
PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; FEITOZA, Maria Janaína dos Santos. O uso da tecnologia móvel (celular) no contexto educacional. Revista EDaPECI, v. 17, n. 03, p. 129-139, 2017.
PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo. A CULTURA DIGITAL NO COTIDIANO DAS CRIANÇAS: APROPRIAÇÃO, REFLEXOS E DESCOMPASOS NA EDUCAÇÃO FORMAL. Interfaces Científicas-Educação, v. 6, n. 3, p. 135-146, 2018.
SANTANA, Clésia Maria Hora; PINTO, Anamelea de Campos; COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo. A ubiquidade das TDIC no cenário contemporâneo e as demandas de novos letramentos e competências na EAD. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 2, n. 1, p. 100-115, 2015.
TORI, Romero; KIRNER, Claudio; SISCOUTTO, Robson. Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada. Editora SBC – Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, 2006.
WEST, Joel; MACE, Michael. Browsing as the killer app: Explaining the rapid success of Apple´s iPhone, Telecommunications Policy, v. 34, p. 270-286, 2010.
ZORZAL, Ezequiel Roberto; BUCCIOLI, Arthur Augusto Bastos; KIRNER, Claudio. Usando Realidade aumentada no desenvolvimento de quebra-cabeças educacionais. In: SVR2006-VIII Symposium on Virtual Reality. p. 221-232, 2006.
ZORZAL, Ezequiel Roberto; CARDOSO, Alexandre; KIRNER, Claudio; LAMOUNIER JUNIOR, Edgard. Realidade Aumentada Aplicada em Jogos Educacionais. In: V Workshop de Educação em Computação e Informática do Estado de Minas Gerais, Minas Gerais, 2006b.
_____.Digital natives, digital immigrants. 2001. Disponível em: <http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf>. Acesso em:18 nov. 2018.