Mídias sociais, educação e formação docente

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2013v1n2p81-90

Autores

  • Juliana Silva Dias Universidade Tiradentes
  • Simone de Lucena Ferreira

Palavras-chave:

Mídias, Educação, Formação Docente

Publicado

2013-02-18

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Edição

Seção

Artigos

Resumo

Considerando a importância da comunicação na sociedade atual assim, como o papel primordial da informação, percebe-se a necessidade de privilegiar na formação docente a aquisição de habilidades e competências capazes de possibilitar a compreensão, utilização, produção e crítica ao processo de comunicação mediado pelas tecnologias de comunicação e informação. Esta convicção orientou a realização deste artigo, que tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre a importância da utilização das mídias sociais na educação, bem como na formação do professor. Afinal, vive-se em um mundo onde novas estratégias e suportes de comunicação como comunidades virtuais, blogs, fóruns e outros estão cada vez mais presentes. Permitindo a interação social a partir do compartilhamento da informação, contribuindo assim para o surgimento de novas formas de aprender e de ensinar. Para tanto se realizou uma pesquisa entre alunos de cursos de licenciatura através da aplicação de questionários. Os dados coletados comprovaram a importância do uso das mídias em sala de aula, bem como a significação de tal aspecto para a formação e construção da identidade de ser um professor que atuará em uma sociedade em rede.

Como Citar

Dias, J. S., & Ferreira, S. de L. (2013). Mídias sociais, educação e formação docente. Interfaces Científicas - Educação, 1(2), 81–90. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2013v1n2p81-90