Repensando as Aprendizagens – um estudo a partir de Lajonquière

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2013v1n2p29-39

Autores

  • Elaine Flávia Marian
  • Reguita Krüger Cunha
  • Melissa Probst Centro Universitário Leonardo da Vinci

Palavras-chave:

Lajonquière, Aprendizagem, Desafio

Publicado

2013-02-18

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Edição

Seção

Artigos

Resumo

Quando abordada a temática “aprendizagens”, são diversas as pesquisas e teorias que discutem a respeito do tema. Atualmente, as discussões giram em torno do repensar os processos, sejam processos de ensino ou de aprendizagem, de modo a melhor compreender a realidade educacional em que a escola se encontra inserida no atual contexto. Acredita-se que repensar os processos de aprendizagem e discutir sobre as principais teorias, rumos e desafios no âmbito desse assunto é fundamental. Este estudo foi realizado com base em atividade interdisciplinar do curso de licenciatura em Pedagogia da Uniasselvi. Nesse âmbito, elencaram-se os textos de Leandro de Lajonquière, por acreditar que estes possam auxiliar numa discussão crítica das principais teorias existentes no sentido de repensar as aprendizagens. A motivação para a realização desse estudo parte da percepção da existência de preconceitos existentes no âmbito educacional acerca do tema aprendizagem, bem como do fato de aparecer nos discursos pedagógicos (escolares) uma suposta individualidade e subjetividade que resultariam num respeito ao ritmo individual que na prática nem sempre ocorre. De cunho bibliográfico, este estudo é baseado na análise, leitura e releitura dos textos do autor em questão, com vistas a refletir sobre maneiras para superar problemas de aprendizagem na educação escolar. De antemão, sabe-se da não existência de fórmulas miraculosas capazes de sanar totalmente tais dificuldades, no entanto, a partir do estudo realizado percebe-se que, mesmo que os problemas de aprendizagem não deixem de existir, existem discussões na direção da superação dos desafios educacionais.

Biografia do Autor

Elaine Flávia Marian

Graduada em Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e Respectiva Literatura (UNIDAVI), especialista em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares (FACVEST). Acadêmica do 6º módulo do curso de Pedagogia (UNIASSELVI).

Reguita Krüger Cunha

Graduada em Pedagogia (FURB), especialista em Psicopedagogia (UNERJ). Professora-tutora externa do curso de Licenciatura em Pedagogia do Núcleo de Educação à Distância da UNIASSELVI.

Melissa Probst, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Mestre em Educação (FURB). Graduada em Pedagogia (FURB), graduada em História – licenciatura (UNIASSELVI). Professora supervisora de disciplinas da Licenciatura em Pedagogia do Núcleo de Educação a Distância da UNIASSELVI.

Como Citar

Marian, E. F., Krüger Cunha, R., & Probst, M. (2013). Repensando as Aprendizagens – um estudo a partir de Lajonquière. Interfaces Científicas - Educação, 1(2), 29–39. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2013v1n2p29-39

Referências

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