DISPOSITIVOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM UBÍQUA: UM EXPERIMENTO COM A INVERSÃO DE SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n2p53-62Palavras-chave:
Dispositivos Móveis. Sala de Aula Invertida. Educação. Aprendizagem Ubíqua.Publicado
2017-02-22
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Este trabalho tem como objetivo geral discutir a relação entre tecnologias digitais, novas formas de ensinar e aprender por meio da metodologia de sala de aula invertida. Na elaboração deste texto, nos pautamos em dois tipos de pesquisa distintos: a pesquisa bibliográfica, para articular conceitos e ideias pertinentes à temática, utilizando autores como Lucia Santaella (2010, 2013); André Lemos (2007, 2009, 2013); e a pesquisa etnográfica com o objetivo de analisar por intermédio da observação participante a construção do processo educativo mediado por tecnologias digitais em uma turma da disciplina Produção Textual II, do curso de Comunicação Social da Universidade Tiradentes – UNIT, Sergipe. Por meio desta pesquisa pode-se constatar que os dispositivos digitais articulados a Internet possibilitam novas formas de ensinar aprender e permitem a articulação de novas metodologias de ensino. Além disso, transformam o processo comunicacional e social dos indivíduos, possibilitando também o acesso ilimitado à informação em qualquer lugar e a qualquer hora, criando espaços e aprendizagens ubíquas por processos híbridos.Como Citar
Oliveira, K. E. de J., Alves, A. L., & Porto, C. de M. (2017). DISPOSITIVOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM UBÍQUA: UM EXPERIMENTO COM A INVERSÃO DE SALA DE AULA. Interfaces Científicas - Educação, 5(2), 53–62. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n2p53-62