DISPOSITIVOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM UBÍQUA: UM EXPERIMENTO COM A INVERSÃO DE SALA DE AULA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n2p53-62

Autores

  • Kaio Eduardo de Jesus Oliveira
  • André Luiz Alves
  • Cristiane de Magalhães Porto

Palavras-chave:

Dispositivos Móveis. Sala de Aula Invertida. Educação. Aprendizagem Ubíqua.

Publicado

2017-02-22

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Secção

Artigos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral discutir a relação entre tecnologias digitais, novas formas de ensinar e aprender por meio da metodologia de sala de aula invertida. Na elaboração deste texto, nos pautamos em dois tipos de pesquisa distintos: a pesquisa bibliográfica, para articular conceitos e ideias pertinentes à temática, utilizando autores como Lucia Santaella (2010, 2013); André Lemos (2007, 2009, 2013); e a pesquisa etnográfica com o objetivo de analisar por intermédio da observação participante a construção do processo educativo mediado por tecnologias digitais em uma turma da disciplina Produção Textual II, do curso de Comunicação Social da Universidade Tiradentes – UNIT, Sergipe. Por meio desta pesquisa pode-se constatar que os dispositivos digitais articulados a Internet possibilitam novas formas de ensinar aprender e permitem a articulação de novas metodologias de ensino. Além disso, transformam o processo comunicacional e social dos indivíduos, possibilitando também o acesso ilimitado à informação em qualquer lugar e a qualquer hora, criando espaços e aprendizagens ubíquas por processos híbridos.

Como Citar

Oliveira, K. E. de J., Alves, A. L., & Porto, C. de M. (2017). DISPOSITIVOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM UBÍQUA: UM EXPERIMENTO COM A INVERSÃO DE SALA DE AULA. Interfaces Científicas - Educação, 5(2), 53–62. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n2p53-62