A CULTURA DIGITAL NO COTIDIANO DAS CRIANÇAS: APROPRIAÇÃO, REFLEXOS E DESCOMPASOS NA EDUCAÇÃO FORMAL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p135-146

Autores

  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel Universidade Federal de Alagoas http://orcid.org/0000-0002-9180-8691
  • Cleide Jane de Sá Araújo Costa Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Cultura Digital, TDIC, Aprendizagem

Publicado

2018-06-26

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Edição

Seção

Dossiê

Resumo

O estudo analisa como as crianças incorporam e usam as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em seu cotidiano, considerando que estas tecnologias estão disponíveis na atual conjuntura sócio-cultural. Compreende-se que as crianças participantes da pesquisa fazem parte da cultura digital, que apresentam especificidades e singularidades no uso das tecnologias digitais. O processo de coleta de dados com as 57 crianças, a partir da observação em suas práticas no laboratório de informática de uma escola da rede privada de ensino e contou com as seguintes técnicas: questionário; entrevista semi-estruturada; análise dos planos de aula. Para compreender as respostas, foi incorporado um olhar confrontativo para estabelecer relações entre o contexto escolar e o contexto fora da escola. A pesquisa mostrou que as crianças estão inseridas na cultura digital e que utilizam as TDIC de forma inovadora nos ambientes externos à escola.

Biografia do Autor

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação (UFAL); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2010), especialista em Tecnologias em Educação e Docência do Ensino Superior. Graduado em Pedagogia (Licenciatura) . Foi professor - de escolas particulares, tutor do programa de formação continuada - Secretaria de Educação a Distância - MEC, professor tutor 1 da Universidade Tiradentes e professor do Governo do Estado de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação online, webquest, tutoria e avaliação. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Foi Vice-coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância e Coordenador Adjunto da UAB/UFAL.

Cleide Jane de Sá Araújo Costa, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação.

Como Citar

Pimentel, F. S. C., & Costa, C. J. de S. A. (2018). A CULTURA DIGITAL NO COTIDIANO DAS CRIANÇAS: APROPRIAÇÃO, REFLEXOS E DESCOMPASOS NA EDUCAÇÃO FORMAL. Interfaces Científicas - Educação, 6(3), 135–146. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p135-146

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