VÍDEOS EDUCATIVOS EM PROL DA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES NO CONTEXTO DE UMA CULTURA DIGITAL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n2p125-137

Autores

Publicado

2020-07-15

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Este artigo foca o processo de ensino e de aprendizagem por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e descreve a criação e a utilização dos vídeos educativos como instrumentos de mediação pedagógica no contexto da Educação Matemática. O referido estudo de cunho exploratório-descritivo aborda também a necessidade de pensar em novos rumos para a formação inicial e continuada de professores. São apresentados análises e resultados da investigação desenvolvida, em contexto universitário, considerando as possibilidades de criação e do uso dos vídeos para disseminar informação e auxiliar a prática docente em sala de aula. Esses vídeos, com um caráter didático, foram produzidos pelo grupo de pesquisa GEPHEM (Grupo de Estudo e Pesquisa em História do Ensino da Matemática) e têm sido referência para conscientização dos universitários e da comunidade em geral a respeito da preservação e restauração de documentos escolares em suporte papel, vinculando entre outras, a potencialidade do uso dos vídeos nas aulas tanto nos cursos de licenciatura quanto nos cursos de formação continuada. Nos resultados da investigação infere-se que o vídeo, como instrumento didático educativo, oferece possibilidades de utilização e motivação nas práticas educativas, apontando para a possibilidade de que tal recurso venha a ser utilizado para ampliar as oportunidades de aprendizagem em sala de aula. As conclusões apontam para mudança na escola no que diz respeito ao uso das TDIC decorrente do quadro complexo em que se dá a educação escolar, e para se pensar os novos rumos para a formação de professores.

Biografia do Autor

Iracema Campos Cusati, Universidade de Pernambuco UPE campus Petrolina

Possui Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e Doutorado na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP (2013). Atualmente é professora do Colegiado de Matemática da Universidade de Pernambuco - UPE e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) - Mestrado Profissional, da Universidade de Pernambuco - Campus de Petrolina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática, Ensino-aprendizagem de Matemática, Didática da Matemática, Avaliação Educacional, Docência no Ensino Superior, Formação de Professores para a diversidade cultural e Educação a Distância. Atua como Parecerista ad-hoc em eventos científicos da FEA/USP nas áreas de Matemática e Educação e como Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do Pibid/UPE - Campus Petrolina.

Adriana Cavalcanti dos Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (2003), graduação em Letras - Autarquia de Ensino Superior de Arco Verde (1998), Especialista em Avaliação Educacional de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialista em Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2006). Em 2014, concluiu seu doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Em 2019, concluiu o seu Pós-doutorado pela Universidade do Porto. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Linguagem e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e Letramento; Leitura e produção; Estágio Supervisionado; Saberes e Metodologia da Língua Portuguesa; e, Educação de Jovens e Adultos. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLIT).

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutora pela Universidade do Porto - Portugal, sob supervisão da Professora Catedrática Carlinda Leite (2019). Possui Doutorado em Educação (UFPB-2007), Mestrado em Administração (UFPB-2003), Bacharelado em Ciências Contábeis (UFPB-2000) e Licenciatura em Pedagogia (UNIGRAN-EaD-2012). Atualmente é Professora Associada II do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) da UFPB. É Avaliadora ad doc de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis, Administração e Pedagogia (BASIS/INEP/MEC). Líder do Grupo de Pesquisa em Avaliação da Educação Superior- GAES-CNPq, que abarca investigações do campo na área de avaliação da educação superior, perpassado pelas políticas públicas, gestão e práticas educativas e participa de grupo de pesquisa na Universidade do Porto (Portugal) - CAFTe: Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas. Foi Coordenadora Pró-tempore e Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da UFPB. Foi Coordenadora Pró-tempore do curso de Pedagogia EaD da UAB-UFPB. Foi Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2015). Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de Pedagogia, Educação a Distância, Avaliação do Ensino Superior, Administração e Contabilidade. Coordenou vários projetos de pesquisa, individuais e em equipe, financiados pelo CNPq, CAPES e FACEPE. Suas pesquisas recentes têm focado o sistema de avaliação do ensino superior.

Paulo César Marques de Andrade Santos, Universidade de Pernambuco UPE campus Petrolina

Doutorado em Educação pela universidade Federal da Bahia e Sciences de L?education pela Université Lumière Lyon 2 (2014); Mestrado Interdisciplinar em Cultura Memória e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado da Bahia (2008); Pós-Graduado em Política e Estratégia pela Universidade do Estado da Bahia (2009); Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão pela Universidade do Estado da Bahia (2005); Especialista em Economia de Empresas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1999); Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Dom Pedro II(2013); Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Escolar e não Escolar no Sertão Pernambucano (GEPESPE - UPE) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Universidade, Região (EdUReg - UNEB). Campo de pesquisa: Educação Superior e Educação Básica, com ênfase em Avaliação, Financiamento e Gestão de Redes e Sistemas Educacionais. Atualmente é professor Adjunto da Universidade de Pernambuco - UPE.

Como Citar

Cusati, I. C., Santos, A. C. dos, Guerra, M. das G. G. V., & Santos, P. C. M. de A. (2020). VÍDEOS EDUCATIVOS EM PROL DA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES NO CONTEXTO DE UMA CULTURA DIGITAL. Interfaces Científicas - Educação, 9(2), 125–137. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n2p125-137

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiros e quartos ciclos do ensino fundamental - Os Temas Transversais. Brasília, DF, 1998.

CARNEIRO, Vânia Lúcia Q. O educativo como entretenimento na TV cultura. Um estudo de caso. 1997. 226f. (Tese em Educação), USP, 1997.

COSCARELLI, Carla Viana (Org.). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, p. 41-44. 2006.

FANTIN, Mônica; RIVOLTELLA, Pier C. Cultura digital e escola: Pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012.

FERRÉS, Joan. Vídeo e Educação. 2. ed., Porto Alegre: Artes Médicas (atualmente Artmed), 1996.

______. Pedagogia dos meios audiovisuais e pedagogia com os meios audiovisuais. In: SANCHO J. María (org). Para uma Tecnologia Educacional. Trad. Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artes Médicas. 2001.

FIORENTINI, Leda Maria R.; CARNEIRO, Vânia Lúcia Q. (org.). TV na escola e os desafios de hoje: Curso de extensão para Professores do Ensino Fundamental e médio da Rede Pública. Unirede e Seed/Mec. Brasília: Editora Universidade de Brasília, v.1, 2 e 3, 2001.

GONÇALVES, Luiz Alberto O.; SILVA, Petronilha B. Gonçalves. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

HARRÉ, Rom. Social being: a theory for social psycology. Cap. 3. In _______. The analysis of episodes: act/action structure. Oxford: Basil Blackwell Publisher, p. 45-61, 1979.

MORAN, José M. Desafios da televisão e o vídeo na escola. Texto de apoio ao programa Salto para o Futuro da TV Escola no módulo TV na Escola e os Desafios de Hoje no dia 25/06/2002. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/tedh/tedhtxt2b.htm2. Acesso em: 15 jan. 2019.

MORAN, José M; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

OLIVEIRA, Lucinete O.; SILVA. Francisca de A. Multiculturalismo: um desafio para o educador. Revista eletrônica-ICE, vol. 5, n. 1, nov. 2011. Disponível em: <http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2011/11/28/outros/f6f7ad43f4059ef34b0a6b1c080dfb6e.pdf> Acesso em: 17 jan. 2019.

WILEY, DAVID A. Connecting learning objects to instructional design theory: a definition, a metaphor, and a taxonomy. In: WILEY, David A. (Ed.). The instructional use of learning objects: Online Version. 2002. Disponível em: <http://reusability.org/read/chapters/wiley.doc>. Acesso em: 10 jan. 2019.