VÍDEOS EDUCATIVOS EM PROL DA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES NO CONTEXTO DE UMA CULTURA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n2p125-137Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
Este artigo foca o processo de ensino e de aprendizagem por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e descreve a criação e a utilização dos vídeos educativos como instrumentos de mediação pedagógica no contexto da Educação Matemática. O referido estudo de cunho exploratório-descritivo aborda também a necessidade de pensar em novos rumos para a formação inicial e continuada de professores. São apresentados análises e resultados da investigação desenvolvida, em contexto universitário, considerando as possibilidades de criação e do uso dos vídeos para disseminar informação e auxiliar a prática docente em sala de aula. Esses vídeos, com um caráter didático, foram produzidos pelo grupo de pesquisa GEPHEM (Grupo de Estudo e Pesquisa em História do Ensino da Matemática) e têm sido referência para conscientização dos universitários e da comunidade em geral a respeito da preservação e restauração de documentos escolares em suporte papel, vinculando entre outras, a potencialidade do uso dos vídeos nas aulas tanto nos cursos de licenciatura quanto nos cursos de formação continuada. Nos resultados da investigação infere-se que o vídeo, como instrumento didático educativo, oferece possibilidades de utilização e motivação nas práticas educativas, apontando para a possibilidade de que tal recurso venha a ser utilizado para ampliar as oportunidades de aprendizagem em sala de aula. As conclusões apontam para mudança na escola no que diz respeito ao uso das TDIC decorrente do quadro complexo em que se dá a educação escolar, e para se pensar os novos rumos para a formação de professores.Como Citar
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiros e quartos ciclos do ensino fundamental - Os Temas Transversais. Brasília, DF, 1998.
CARNEIRO, Vânia Lúcia Q. O educativo como entretenimento na TV cultura. Um estudo de caso. 1997. 226f. (Tese em Educação), USP, 1997.
COSCARELLI, Carla Viana (Org.). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, p. 41-44. 2006.
FANTIN, Mônica; RIVOLTELLA, Pier C. Cultura digital e escola: Pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012.
FERRÉS, Joan. Vídeo e Educação. 2. ed., Porto Alegre: Artes Médicas (atualmente Artmed), 1996.
______. Pedagogia dos meios audiovisuais e pedagogia com os meios audiovisuais. In: SANCHO J. María (org). Para uma Tecnologia Educacional. Trad. Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artes Médicas. 2001.
FIORENTINI, Leda Maria R.; CARNEIRO, Vânia Lúcia Q. (org.). TV na escola e os desafios de hoje: Curso de extensão para Professores do Ensino Fundamental e médio da Rede Pública. Unirede e Seed/Mec. Brasília: Editora Universidade de Brasília, v.1, 2 e 3, 2001.
GONÇALVES, Luiz Alberto O.; SILVA, Petronilha B. Gonçalves. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
HARRÉ, Rom. Social being: a theory for social psycology. Cap. 3. In _______. The analysis of episodes: act/action structure. Oxford: Basil Blackwell Publisher, p. 45-61, 1979.
MORAN, José M. Desafios da televisão e o vídeo na escola. Texto de apoio ao programa Salto para o Futuro da TV Escola no módulo TV na Escola e os Desafios de Hoje no dia 25/06/2002. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/tedh/tedhtxt2b.htm2. Acesso em: 15 jan. 2019.
MORAN, José M; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
OLIVEIRA, Lucinete O.; SILVA. Francisca de A. Multiculturalismo: um desafio para o educador. Revista eletrônica-ICE, vol. 5, n. 1, nov. 2011. Disponível em: <http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2011/11/28/outros/f6f7ad43f4059ef34b0a6b1c080dfb6e.pdf> Acesso em: 17 jan. 2019.
WILEY, DAVID A. Connecting learning objects to instructional design theory: a definition, a metaphor, and a taxonomy. In: WILEY, David A. (Ed.). The instructional use of learning objects: Online Version. 2002. Disponível em: <http://reusability.org/read/chapters/wiley.doc>. Acesso em: 10 jan. 2019.