APLICAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO, UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p144-165

Autores

  • Gilsimar Francisco de Souza ULBRA
  • Paulo Tadeu Campos Lopes Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Publicado

2023-04-26

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Edição

Seção

Artigos

Resumo

Diversos países perceberam a importância de inserir em seus currículos processos e meios de se desenvolver competências e habilidades trabalhando com o Pensamento Computacional (PC). Surgiram, assim, diversas pesquisas nessa área devido a essa importância mundial. O objetivo deste trabalho é, portanto, entender em quais países estão ocorrendo essas pesquisas e quais são as ferramentas que esses estudos usam na aplicação do PC no ensino. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática de literatura com viés da proposta PRISMA- Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses, na qual devem ser seguidos alguns passos, como definir o problema, realizar busca em base de dados, que, neste caso, foram consultados artigos publicados internacionalmente, selecionar da base de dados pesquisada o corpus, analisar o corpus e apresentar os resultados. Dessa forma, os resultados mostram que as publicações de pesquisas em PC aplicados à educação são maiores nos EUA, mas diversos países, como Finlândia, Dinamarca e Índia, também possuem amplas pesquisas nessa área. Outra constatação foi a de que diversos instrumentos são utilizados pelos pesquisadores para atingirem seus resultados, como inteligência artificial, robótica, realidade aumentada, criação de jogos e kits de eletrônica. Por fim, percebe-se que os países estão investindo nessa pesquisas devido à grande abrangência que a tecnologia deve alcançar nos próximos anos, como exemplo cita-se a internet 5G que interligará todas as áreas da vida em sociedade, o que demandará conhecimento de PC para resolver os problemas do futuro bem como suas demandas.

Biografia do Autor

Paulo Tadeu Campos Lopes, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Licenciado em Ciências Biológicas pela PUCRS (1991), Mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela UFRGS (1994) e Doutor em Fitotecnia pela UFRGS (1999). Atualmente é professor adjunto V da Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, atuando como professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e nos cursos de graduação em Biomedicina e Educação Física. Na ULBRA, atuou como Coordenador de Pesquisa do Centro Universitário Luterano de Santarém, Coordenador Geral de Pesquisa para as unidades do centro-oeste e do norte, Coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais e Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino. Tem experiência na área de Ciências atuando, principalmente, em inclusão digital, metodologias ativas no ensino e recursos digitais no ensino

Como Citar

Francisco de Souza, G., & Tadeu Campos Lopes, P. (2023). APLICAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO, UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 144–165. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p144-165