ENSINO HÍBRIDO E FORMAÇÃO DE LEITORES: DO ON-LINE AO PRESENCIAL

FROM ONLINE TO CLASSROOM

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p115-129

Autores

  • Emerson dos Santos Lima Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe - FANESE
  • Anaceli Aparecida Fonseca Cruz Prefeitura Municipal de Tobias Barreto
  • Andrea Karla Ferreira Nunes Universidade Tiradentes

Publicado

2023-04-03

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Este trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre “Ensino híbrido e formação de leitores: do on-line ao presencial”, realizada com alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola do interior da Bahia, e teve o objetivo geral de desenvolver o hábito da leitura dessa turma. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se escolher obras literárias; indicar a leitura para os estudantes e discutir as ideias e opiniões a respeito das histórias lidas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, com características do estudo de caso. Para coleta de dados, além da observação e das anotações, utilizou-se de um questionário aplicado aos alunos participantes do estudo. Assim, conclui-se que é possível desenvolver o hábito de ler, mediante o ensino híbrido, por meio de algumas estratégias, dentre elas, a sala de aula invertida, as discussões após a leitura e a divisão do livro em capítulos.

Biografia do Autor

Emerson dos Santos Lima, Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe - FANESE

Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes. Coordenador do Núcleo de Estágio e do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe. Professor do Curso de Administração EAD da Fanese. Professor de Português e de Espanhol. Membro do Grupo de Pesquisa em Docência, Cultura e Contemporaneidade (GPDACC). https://orcid.org/0000-0002-6835-6965.  Emerson.lima.professor@hotmail.com

Anaceli Aparecida Fonseca Cruz , Prefeitura Municipal de Tobias Barreto

Especialista em Linguística e Formação de Leitores pela Faculdade de Ciências da Bahia, e em Docência do Ensino Superior (Tecnologia Educacional e EAD) e em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Jardins. Professora Efetiva de Língua Portuguesa no estado da Bahia e na prefeitura de Tobias Barreto, em Sergipe. Membro do Grupo de Estudos em Educação Superior (GEES). https://orcid.org/0000-0002-4026-3070 E-mail: fonsecamrs@hotmail.com

Andrea Karla Ferreira Nunes, Universidade Tiradentes

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Salamanca - Espanha; Professora titular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes; Líder do Grupo de Pesquisa Docência, Avaliação, Currículo e Contemporaneidade (GPDACC-CNPq). https://orcid.org/0000-0002-5833-2441 E-mail: andreaknunes@gmail.com

Como Citar

dos Santos Lima, E., Fonseca Cruz , A. A. ., & Ferreira Nunes, A. K. (2023). ENSINO HÍBRIDO E FORMAÇÃO DE LEITORES: DO ON-LINE AO PRESENCIAL: FROM ONLINE TO CLASSROOM. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 115–129. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p115-129