ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES DE UMA IES FEDERAL SOBRE A EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS E METODOLOGIAS ATIVAS POR MEIO DE ANÁLISE FATORIAL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p226-244

Autores

  • Nadson Jaime Ferreira Alves Universidade Federal do Pará
  • Marcia Athayde Moreira Universidade Federal do Pará
  • Fábio Heleno Mourão da Costa Universidade Federal do Pará

Publicado

2023-05-11

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Artigos

Resumo

A educação por competências, aliada ao uso de metodologias ativas, propõe nova dinâmica no processo de formação profissional, que desenraiza o conceito de ensino-aprendizagem tradicional focado no docente, pauta recorrente nas discussões que envolvem núcleos de análise de proposições e atualizações de projetos pedagógicos de cursos de ciências contábeis no Brasil. Dessa forma, este estudo teve como objetivo analisar a percepção de docentes e discentes acerca da importância e do uso de educação por competências e metodologias ativas. Foi realizada  pesquisa exploratória, por meio de análise fatorial, para associar variáveis que denotam tal percepção. Foi aplicado um questionário por meio de survey à 24 docentes e 206 discentes do curso de ciências contábeis de uma universidade pública federal. Os resultados evidenciaram a construção de seis conceitos, a partir da extração dos fatores do conjunto de itens avaliados: (PA1) Aulas dinâmicas com solução de problemas práticos; (PA2) O lúdico no desenvolvimento de competências; (PA3) Boas práticas do professor dedicado; (PA4) Ranço das metodologias passivas; (PA5) Diversificação da avaliação; e (PA6) Plano de ensino eficiente. Os resultados evidenciaram que, com exceção do fator (PA4), que envolve hábitos arraigados, todos os outros fatores são compatíveis com as bases teóricas que preconizam o processo de ensino-aprendizagem, podem contribuir para uma sólida formação baseada no conhecimento, na ciência e nas tecnologias. Isso indica se tratar de um ambiente favorável para construção do novo projeto pedagógico do curso, o que, por sua vez, estaria em sintonia com preceitos propostos nas novas diretrizes curriculares para ciências contábeis.

Biografia do Autor

Nadson Jaime Ferreira Alves, Universidade Federal do Pará

Professor e pesquisador do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Pará.

Pesquisador do Grupo de Pesquisa NECFE - Núcleo de Estudos em Contabilidade e Finanças para Usuários Externos.

 

Marcia Athayde Moreira, Universidade Federal do Pará

Professora e pesquisadora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Pará

Vice líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa NEOGA - Núcleo de Estudos de Práticas de Gestão, Desempenho e Competitividade das Organizações na Amazônia.

 

Fábio Heleno Mourão da Costa, Universidade Federal do Pará

Professor e pesquisador do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Pará.

Pesquisador do Grupo de Pesquisa "Economia do Desenvolvimento Regional".

 

Como Citar

Alves, N. J. F., Moreira, M. A., & Costa, F. H. M. da. (2023). ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES DE UMA IES FEDERAL SOBRE A EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS E METODOLOGIAS ATIVAS POR MEIO DE ANÁLISE FATORIAL. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 226–244. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p226-244