O CAMPO TEÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p384-402

Autores

  • Rosana Castro Casagrande Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Jefferson Mainardes Universidade Estadual de Ponta Grossa

Publicado

2022-12-01

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Artigos

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar indícios do campo teórico da Educação Especial, no Brasil. Por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, do tipo análise documental. Utilizou-se como fundamentação teórica as concepções de Pierre Bourdieu. A investigação apresenta três indícios do campo teórico: 1) Bibliografia Pedagógica Nacional; 2) Produções de Revistas de Educação que circularam no Brasil, no período de 1893 a 1967; e 3) Produções da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, de 1940 a 1960. Os resultados apontam para um campo teórico múltiplo e multidimensional, caracterizado pela inexistência de políticas preocupadas com a participação das pessoas com deficiência, e por produções que destacavam o preconceito, a desigualdade e a exclusão.

Biografia do Autor

Rosana Castro Casagrande, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Departamento de Pedagogia, Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil. Mestrado e Doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Graduação em Biologia e Fonoaudiologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Jefferson Mainardes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor - Institute of Education - University of London (hoje UCL/Institute of Education)
- Professor de Políticas Educacionais - Universidade Estadual de Ponta Grossa (Brasil)
- Honorary Senior Research Associate da UCL/Institute of Education (Londres).
- Editor da revista Práxis Educativa
- Língua Portuguesa Editora da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa
- Vice-diretor da Rede de Pesquisa de Estudos Teóricos e Epistemológicos da Política Educacional (www.relepe.org).
- Bolsista do Conselho Brasileiro de Pesquisa (CNPq)

Como Citar

Castro Casagrande, R., & Mainardes, J. . (2022). O CAMPO TEÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL. Interfaces Científicas - Educação, 11(3), 384–402. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p384-402