O QUE AS PROFESSORAS FAZEM COM A POLÍTICA? INTERPRETAÇÕES CRÍTICAS, FEMINISTAS E ANTIRRACISTAS DE UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Critical, feminist and antiracist interpretations to an in-serevice training policy

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p123-142

Autores

  • Bruna Dalmaso-Junqueira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rúbia Taís Johann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luís Armando Gandin Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Publicado

2022-07-18

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Desde uma perspectiva crítica e feminista dos estudos educacionais, este artigo analisa um projeto educacional desenvolvido através de uma política de formação continuada. Dos três contextos do Ciclo de Políticas, dedicamo-nos a estudar o contexto da prática, uma vez que é nele em que a política passa a ser interpretada e recriada por diferentes sujeitos ou instituições. Na política Saberes em Diálogo, da Rede Municipal de Ensino de Canoas, RS, em parceria com a Universidade La Salle, identificamos um grupo de professoras desenvolvendo um projeto interdisciplinar de educação crítica, feminista e antirracista. A partir da ferramenta teórico-metodológica da análise relacional, documentamos e analisamos o projeto “Estrelas Além do Tempo” a partir de suas características como prática transformadora e de sua manifestação como reflexo dos princípios de horizontalidade e flexibilidade da política.

Biografia do Autor

Bruna Dalmaso-Junqueira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Sociologia da Educação (GEPSE/UFRGS).

Rúbia Taís Johann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação, doutoranda do PPGEdu/UFRGS e integrante do GEPSE/UFRGS.

Luís Armando Gandin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela University of Wisconsin-Madison (Estados Unidos). Professor da Faculdade de Educação e do PPGEdu/UFRGS e coordenador do GEPSE/UFRGS.

Como Citar

Dalmaso-Junqueira, B., Johann, R. T., & Gandin, L. A. (2022). O QUE AS PROFESSORAS FAZEM COM A POLÍTICA? INTERPRETAÇÕES CRÍTICAS, FEMINISTAS E ANTIRRACISTAS DE UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA: Critical, feminist and antiracist interpretations to an in-serevice training policy. EDUCAÇÃO, 11(3), 123–142. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p123-142