EDUCAÇÃO MUSICAL E INTERDISCIPLINARIDADE

MUSICAL EDUCATION AND INTERDISCIPLINARITY

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p345-358

Autores

  • José Luiz Domingues Gularte Universidade Estadual do Rio grande do sul
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio grande do Sul

Publicado

2023-09-15

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

A interdisciplinaridade é uma proposta de trabalho pedagógico importante para todas as áreas do conhecimento e também para a Educação Musical. Pensando nisso, a presente pesquisa realizou um levantamento em artigos publicados no período de 2005 a 2020, que resultou em um mapeamento sobre o tema Interdisciplinaridade e Educação Musical. O objetivo geral é de analisar o que tem sido debatido na temática, fazendo uma análise do tema interdisciplinaridade no decorrer de sua história e como tem-se feito presente dentro das abordagens da Educação Musical. A metodologia da pesquisa foi fundamentada de forma quantitativa, a técnica de coleta de dados bibliográfica e, para a análise de dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Constatou-se que as pesquisas indicam um gradativo desenvolvimento da proposta interdisciplinar na Educação Musical, a partir de movimentos que comprovam a importância da desfragmentação da disciplina, impulsionando-a mais para o trabalho coletivo, e cooperando para uma perspectiva global.

Como Citar

Domingues Gularte, J. L., & Wolffenbüttel, C. R. . (2023). EDUCAÇÃO MUSICAL E INTERDISCIPLINARIDADE: MUSICAL EDUCATION AND INTERDISCIPLINARITY. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 345–358. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p345-358