ADOLESCENTES NO ESPACIO CIENCIA (URUGUAI): UM ESTUDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p282-306

Autores

  • Luisa Massarani Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Graziele Scalfi Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Jéssica Beck Carneiro Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Fiorella Silveira
  • Martha Elena Cambré Hernández Laboratório Tecnológico do Uruguai, Montevideo, Montevideo, Uruguai.

Publicado

2022-11-29

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Artigos

Resumo

Neste estudo de caso qualitativo, analisamos as experiências de aprendizagem de adolescentes em visita com amigos a um museu de ciências interativo, Espacio Ciencia, no Uruguai. Participaram do estudo 16 adolescentes, distribuídos em cinco grupos de amigos. As visitas foram gravadas utilizando o método point of view, que consiste em capturar áudio de vídeo por meio de uma câmera subjetiva acoplada à cabeça de um dos adolescentes durante a visita. Os registros audiovisuais foram analisados por meio de um protocolo que identifica os tipos de interações e conversas ocorridas entre os visitantes e a exposição. Como resultado, nosso estudo traz evidências de que a interatividade, as múltiplas oportunidades de exploração e a colaboração entre os adolescentes favoreceram as práticas relacionadas à ciência, tais como observação, simulação, experimentação de tentativa e erro e discussão de questões científicas com seus amigos e também com os mediadores. Dessa forma, podemos inferir que o Espacio Ciencia, além de estimular o interesse, apoiou a aprendizagem dos adolescentes. Além disso, o estudo indica que o contexto físico e social, o processo de engajamento e a construção de significados ocorreram de maneira interligada, contribuindo para as experiências de aprendizagem.

Biografia do Autor

Luisa Massarani , Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Luisa Massarani é coordenadora de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), sediada na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Brasil. Atua principalmente nos seguintes temas: aspectos históricos e contemporâneos da divulgação científica; museus de ciência e espaços projetados para ciência; ciência, mídia e redes sociais; percepção pública da ciência e tecnologia.

Graziele Scalfi, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graziele Scalfi é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). Os seus interesses de investigação são a comunicação científica, a educação informal e as experiências de aprendizagem, com particular ênfase nas crianças e famílias.

Jéssica Beck Carneiro , Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Jéssica Beck Carneiro é mestre em ecologia e evolução pelo Programa de Pós graduação em Ecologia e Evolução da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como pesquisadora no Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), com experiência em visitação de grupos escolares e familiares em Museus e Centros de Ciências.

Fiorella Silveira

É doutora em Educação pela Faculdade de Química da Universidade da República e coordenadora do Espacio Ciencia (LATU, Uruguai). É autora de vários artigos e manuais sobre educação científica. Sua área de interesse são as vocações científicas e como promovê-las em ambientes formais e não formais de ensino de ciências.

Martha Elena Cambré Hernández, Laboratório Tecnológico do Uruguai, Montevideo, Montevideo, Uruguai.

Martha Cambré é especialista no campo do engajamento científico na América Latina. Tem mais de 20 anos de experiência no planejamento integral de atividades e gestão em centros de ciências interativas. A sua experiência assenta na conceção, desenvolvimento e implementação de exposições temáticas, planeamento e coordenação de atividades para dias ou semanas temáticas, como a Semana da Ciência, Girls in Tech Day entre outros, workshops, projetos de intercâmbio com diversas instituições como universidades ou organizações internacionais na área de C&T, bem como a gestão de um centro interativo.

Como Citar

Massarani , L. ., Scalfi, G., Beck Carneiro , J. ., Silveira , F. ., & Cambré Hernández, M. E. . (2022). ADOLESCENTES NO ESPACIO CIENCIA (URUGUAI): UM ESTUDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM. Interfaces Científicas - Educação, 11(3), 282–306. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p282-306