O EXITOSO CAMINHO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO RN
EXPERIENCES AND PERCEPTIONS OF TEACHERS OF A PUBLIC SCHOOL IN BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p250-263Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
Neste artigo buscamos verificar o que docentes de uma escola pública da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte percebem de suas experiências com alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs), matriculados no ensino fundamental. Foram realizadas entrevistas com cinco professoras do ensino fundamental que trabalham na educação especializada de uma escola na cidade de Mossoró. As narrativas das docentes demonstraram o reconhecimento sobre os problemas que a rede pública de ensino ainda enfrenta; as dificuldades são ainda maiores no ensino de alunos com NEEs. Esses problemas são desde os estruturais, como o pouco investimento na infraestrutura escolar e adaptações arquitetônicas, até os atitudinais que refletem negativamente no desenvolvimento e desempenho dos alunos. De modo conclusivo, as professoras ressaltam que ainda há muitas barreiras a serem superadas na educação especializada e inclusiva; porém, defendem que alunos com deficiência podem sim obter êxito escolar, assim como qualquer outro.