O EXITOSO CAMINHO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO RN

EXPERIENCES AND PERCEPTIONS OF TEACHERS OF A PUBLIC SCHOOL IN BRAZIL

Autores

  • Antonio Edson Oliveira Honorato Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Lidiany Freire da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Maria Cristina Rocha Barreto Universidade Federal da Paraíba

Publicado

2022-10-18

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Neste artigo buscamos verificar o que docentes de uma escola pública da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte percebem de suas experiências com alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs), matriculados no ensino fundamental. Foram realizadas entrevistas com cinco professoras do ensino fundamental que trabalham na educação especializada de uma escola na cidade de Mossoró. As narrativas das docentes demonstraram o reconhecimento sobre os problemas que a rede pública de ensino ainda enfrenta; as dificuldades são ainda maiores no ensino de alunos com NEEs. Esses problemas são desde os estruturais, como o pouco investimento na infraestrutura escolar e adaptações arquitetônicas, até os atitudinais que refletem negativamente no desenvolvimento e desempenho dos alunos. De modo conclusivo, as professoras ressaltam que ainda há muitas barreiras a serem superadas na educação especializada e inclusiva; porém, defendem que alunos com deficiência podem sim obter êxito escolar, assim como qualquer outro.

Biografia do Autor

Antonio Edson Oliveira Honorato, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró-RN, Brasil. E-mail: antonio.honorato@ufmt.br. Membro do grupo de pesquisa Informação, Cultura e Práticas Sociais.

Lidiany Freire da Silva , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró-RN, Brasil. E-mail: lidianyfreire@hotmail.com. Membro do grupo de pesquisa Informação, Cultura e Práticas Sociais.

Maria Cristina Rocha Barreto, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Jõao Pessoa-PB, Brasil. E-mail: cristinabarreto@uern.br. Membro do grupo de pesquisa Informação, Cultura e Práticas Sociais.

Como Citar

Oliveira Honorato, A. E., Freire da Silva , L. ., & Rocha Barreto, M. C. . (2022). O EXITOSO CAMINHO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO RN: EXPERIENCES AND PERCEPTIONS OF TEACHERS OF A PUBLIC SCHOOL IN BRAZIL. EDUCAÇÃO, 11(3), 250–263. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/10789