ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO NO XXIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p39-52

Autores

  • Dayane Horwat Imbriani de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Thiago Silva Prado Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Luisa Furlan Costa Universidade Estadual de Maringá

Publicado

2023-02-27

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral verificar, segundo as produções científicas mapeadas, como a Educação no Ensino Superior do Brasil tem sido percebida em contextos cada vez mais marcados pelas lógicas neoliberais. Para o cotejamento de resumos expandidos selecionados para essa análise, definimos as categorias: Neoliberalismo; Educação Neoliberal e Política Neoliberal. Assim, o corpus de análise deste Estado do Conhecimento é composto por seis resumos expandidos. As considerações finais indicam que as influências do neoliberalismo em nível de Educação Superior materializam-se de diversas formas, por meio das vagas de acesso financiadas pelas políticas públicas educacionais, pela formação que o sujeito que frequenta esse nível de educação recebe, pelas vozes de influência dos organismos multilaterais no contexto de produção dos textos das políticas e ainda, pela precarização das Instituições de ensino públicas em detrimento das particulares

Biografia do Autor

Maria Luisa Furlan Costa, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (1990), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1997) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. É professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História e Políticas da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, educação, tecnologias educacionais e ensino superior. Foi Diretora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá no período de2008 a 2018 e Coordenadora do Programa Universidade Aberta do Brasil no mesmo período. Atuou como presidente do Fórum Nacional de Coordenadores do Programa Universidade Aberta do Brasil no período de 2013 a 2015. É líder do Grupo de Pesquisas em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC) cadastrado no Diretório do CNPq desde 2010. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE-UEM) na gestão 2020-2022. É associada da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa (ANPED) e Associada Colaborada da Universidade em Rede (Unirede). É vice-coordenadora do Fórum Sul e membro do Grupo de Trabalho intitulado Qualidade e Regulamentação no Contexto da Educação Aberta, Flexível e a Distância no Brasil e na América do Sul, vinculado à Associação Universidade em Rede (Unirede).

Como Citar

Horwat Imbriani de Oliveira, D., Silva Prado, T. ., & Furlan Costa, M. L. (2023). ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO NO XXIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 39–52. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p39-52