FORMAÇÃO EM SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E APRENDIZADOS SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM REDE NO ENSINO SUPERIOR

CHALLENGES AND LEARNINGS ABOUT THE USE OF DIGITAL NETWORKED TECHNOLOGIES IN HIGHER EDUCATION

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p180-201

Autores

  • Telma de Almeida Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rafaela Ferreira dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Tais Rabetti Giannella Universidade Federal do Rio de Janeiro

Publicado

2022-08-25

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

A pandemia de Covid-19 impôs ao mundo a necessidade de adequação a uma nova realidade que tem influenciado inventividades pedagógicas mediadas por tecnologias digitais para dar continuidade aos processos formativos na área da saúde, campo no qual diversos conflitos vieram à tona, principalmente relacionados ao desenvolvimento da prática clínica. Este estudo apresenta uma revisão da literatura que teve como objetivo analisar a produção científica relacionada ao ensino universitário em saúde no cenário da presente pandemia, identificando os desafios e aprendizados sobre o uso das tecnologias digitais vivenciados. A busca nas bases Scielo, Medline, Lilacs e Ibecs foi realizada em abril de 2021, procedendo-se às etapas de identificação, seleção, elegibilidade e inclusão dos artigos, resultando em 27 trabalhos incluídos e analisados. A síntese dos estudos foi descrita a partir de três categorias: Planejamento e Infraestrutura para o Ensino Remoto; Estratégias de Ensino-Aprendizagem; e Questões Psicossociais e Socioculturais. Os principais desafios encontrados tiveram relação com à falta de conhecimento sobre as tecnologias, dificuldade de acesso e resistência ao seu uso. Os aprendizados envolveram o uso das tecnologias em aulas online, produção de conteúdo educativo e implementação de serviços. Além de possibilitarem a continuidade da formação, as ações desenvolvidas permitiram o atendimento de demandas da população e reforçaram o papel social da universidade. Frente ao panorama encontrado, percebe-se a necessidade de mais pesquisas que contribuam para a produção do conhecimento e para o desenvolvimento de soluções pedagógicas inovadoras na área.

PALAVRAS-CHAVE: Covid-19. Ensino superior. Formação Profissional em Saúde. Tecnologia Digital. Universidade.

Biografia do Autor

Telma de Almeida Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde. Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Grupo de Pesquisa do Laboratório de Tecnologias Cognitivas (LTC).
Mestre em Educação Profissional em Saúde. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância. Graduação em Odontologia.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Email: telmadealmeida@gmail.com. Telefone: (21)98103-6824. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2786-1890

Rafaela Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda e Mestre em Educação em Ciências e Saúde. Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Grupo de Pesquisa do Laboratório de Tecnologias Cognitivas (LTC). Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Email: rafiferreira22@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/000-0003-1722-1822

Tais Rabetti Giannella, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação, Difusão e Gestão em Biociências. Professora Associada. Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Email: taisrg@yahoo.com.br. ORCID: 0000-0001-9563-2964

Como Citar

de Almeida Souza, T. ., Ferreira dos Santos, R., & Rabetti Giannella, T. (2022). FORMAÇÃO EM SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E APRENDIZADOS SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM REDE NO ENSINO SUPERIOR: CHALLENGES AND LEARNINGS ABOUT THE USE OF DIGITAL NETWORKED TECHNOLOGIES IN HIGHER EDUCATION. EDUCAÇÃO, 11(3), 180–201. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p180-201