TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO EM COMUNIDADES RURAIS: O PROGRAMA EMITEC NO ESTADO DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p7-20

Autores

  • Silvana de Oliveira Guimarães Universidade Católica do Salvador
  • Aparecida NettoTeixeira Universidade Católica do Salvador- UCSAL

Publicado

2022-06-06

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Na atualidade as Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (NTDIC) vêm se intensificando no cenário educacional, com rebatimentos diretos na produção das informações, construção dos saberes e, ainda, no estabelecimento de novos vínculos relacionais entre os sujeitos dos processos de ensino e aprendizagem. Esse artigo visa apresentar os resultados parciais da aplicação da tecnologia digital, no processo de ensino e aprendizagem, a partir da análise da implantação da política estadual do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), junto a comunidades rurais do estado da Bahia, tendo como objeto de estudo o Território de Identidade do Velho Chico/BA, no período de 2017 a 2019. Trata-se de pesquisa qualiquantitativa, realizada mediante pesquisa bibliográfica, de campo e documental, e ainda a aplicação de questionários junto aos estudantes, professores e mediadores através do formulário Google. O aporte teórico está fundamentado principalmente em Lévy (1999, 2008); Bauman (2007) e Kenski (2003), que contribuem para a compreensão de conceitos sobre políticas públicas no contexto educacional, e de Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (NTDIC). Como resultado preliminar constatou-se que o EMITEC se configura como uma política pública educacional de democratização do ensino médio, no estado da Bahia, uma vez que sua estruturação organizacional, tecnológica e distribuição geográfica das localidades, promove desdobramentos positivos no processo educativo das comunidades rurais atendidas.

 

Palavras-chave:  Educação; Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC); Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (NTDIC); Políticas Públicas.

Biografia do Autor

Aparecida NettoTeixeira, Universidade Católica do Salvador- UCSAL

Profa. Dra. do Programa de Pós Graduação em Território, Ambiente e Sociedade (UCSAL). aparecida.teixeira@ucsal.br

Como Citar

de Oliveira Guimarães, S., & NettoTeixeira, A. . (2022). TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO EM COMUNIDADES RURAIS: O PROGRAMA EMITEC NO ESTADO DA BAHIA. EDUCAÇÃO, 11(3), 7–20. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p7-20