A BRINQUEDOTECA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: BREVES APONTAMENTOS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p15-28

Autores

  • Tatiana Platzer Platzer do Amaral UMC
  • Celia Regina da Silva UMC
  • Ana Paula Torres Peres UMC
  • Douglas Gustavo Prado UMC

Palavras-chave:

Brinquedoteca. Formação Pedagogo. Educação Infantil.

Publicado

2020-05-08

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Edição

Seção

Dossiê

Resumo

O presente artigo tem como proposta realizar apontamentos sobre a brinquedoteca, enquanto laboratório didático, na formação do pedagogo. Sobre a brinquedoteca e as políticas públicas em educação para formação do pedagogo destaca-se que os documentos oficiais, como diretrizes curriculares e instrumentos de avaliação de curso, apresentam informações superficiais sobre a função da brinquedoteca. Para se construir uma proposta de brinquedoteca universitária, minimamente, comprometida é preciso analisar os documentos oficiais que embasam as práticas na Educação Infantil a fim de se compreender a concepção de infância. Aliada a essa questão verificou-se a ausência de referência ou classificação dos tipos de brinquedoteca, bem como de uma concepção comum. A partir dos dados da pesquisa apresentada foi reforçada a ideia de que a relação entre brinquedoteca e formação do pedagogo ainda está em processo de construção. Finalizando, as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural evidenciam a importância da brincadeira para desenvolvimento como atividade central no processo de formação do psiquismo infantil.

Biografia do Autor

Tatiana Platzer Platzer do Amaral, UMC

Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano – IP-USP; Graduada em Psicologia, Pedagogia e Ciências Sociais; Professora do curso de Pedagogia – UMC; Pesquisadora do Programa em Políticas Públicas – UMC.

Celia Regina da Silva, UMC

Doutora em Educação Escolar – UNESP; Mestra em Educação – PUCSP; Graduada em Psicologia; Professora do curso de Pedagogia – UMC.

Ana Paula Torres Peres, UMC

Pedagoga pela UMC

Douglas Gustavo Prado, UMC

Pedagogo pela UMC

Como Citar

do Amaral, T. P. P., da Silva, C. R., Peres, A. P. T., & Prado, D. G. (2020). A BRINQUEDOTECA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: BREVES APONTAMENTOS. Interfaces Científicas - Educação, 9(1), 15–28. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p15-28

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