A BRINQUEDOTECA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: BREVES APONTAMENTOS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p15-28

Authors

  • Tatiana Platzer Platzer do Amaral UMC
  • Celia Regina da Silva UMC
  • Ana Paula Torres Peres UMC
  • Douglas Gustavo Prado UMC

Keywords:

Brinquedoteca. Formação Pedagogo. Educação Infantil.

Published

2020-05-08

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Abstract

O presente artigo tem como proposta realizar apontamentos sobre a brinquedoteca, enquanto laboratório didático, na formação do pedagogo. Sobre a brinquedoteca e as políticas públicas em educação para formação do pedagogo destaca-se que os documentos oficiais, como diretrizes curriculares e instrumentos de avaliação de curso, apresentam informações superficiais sobre a função da brinquedoteca. Para se construir uma proposta de brinquedoteca universitária, minimamente, comprometida é preciso analisar os documentos oficiais que embasam as práticas na Educação Infantil a fim de se compreender a concepção de infância. Aliada a essa questão verificou-se a ausência de referência ou classificação dos tipos de brinquedoteca, bem como de uma concepção comum. A partir dos dados da pesquisa apresentada foi reforçada a ideia de que a relação entre brinquedoteca e formação do pedagogo ainda está em processo de construção. Finalizando, as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural evidenciam a importância da brincadeira para desenvolvimento como atividade central no processo de formação do psiquismo infantil.

Author Biographies

Tatiana Platzer Platzer do Amaral, UMC

Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano – IP-USP; Graduada em Psicologia, Pedagogia e Ciências Sociais; Professora do curso de Pedagogia – UMC; Pesquisadora do Programa em Políticas Públicas – UMC.

Celia Regina da Silva, UMC

Doutora em Educação Escolar – UNESP; Mestra em Educação – PUCSP; Graduada em Psicologia; Professora do curso de Pedagogia – UMC.

Ana Paula Torres Peres, UMC

Pedagoga pela UMC

Douglas Gustavo Prado, UMC

Pedagogo pela UMC

How to Cite

do Amaral, T. P. P., da Silva, C. R., Peres, A. P. T., & Prado, D. G. (2020). A BRINQUEDOTECA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: BREVES APONTAMENTOS. Interfaces Científicas - Educação, 9(1), 15–28. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p15-28

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