AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DO CASTIGO AO DIAGNÓSTICO PELO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v5n1p21-28Palavras-chave:
Avaliação, Ensino-Aprendizagem, Tomada de decisão.Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
O ensaio teórico tem o objetivo de discorrer sobre questões voltadas à avaliação da aprendizagem, a metodologia usada foi análise bibliográfica sobre os conceitos de autores que discutem a avaliação da aprendizagem e o ponto de vista de alguns deles sobre objetivos e finalidades desse processo para tomada de ação. A avaliação é usada como forma de intimidação para com os alunos, sem objetivo de aferir a aprendizagem, mas para classificação de rankings das escolas. Neste ensaio verifica que a avaliação deveria ser usada como possibilidade de diagnosticar as dificuldades e facilidade do processo de transmissão do saber, reorientação da aprendizagem, direcionamento para fase subsequente do processo de desenvolvimento do aluno e tomada de decisões do professor após diagnóstico. Percebe-se que a avaliação é um dos assuntos mais problemáticos e importantes quando se refere à aprendizagem. Em primeiro momento pelo fato dos professores não saberem exatamente qual o objetivo da avaliação e qual a finalidade de avaliar; Em segundo momento por utilizar a avaliação como prática de medir conhecimento e classificar alunos em dados estatísticos; e terceiro por usar a avaliação como método de castigar e disciplinar os alunos.
Como Citar
Referências
BORDIEU, P; PASSERON, C. A reprodução. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. 21. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
________. Avaliação educacional: pressupostos conceituais. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, 1978.
MEDIANO, Zélia D. A avaliação da aprendizagem na escola de 1º grau. In: CANDAU, V. M.(org.). Rumo a uma nova Didática. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.
WACHOWICZ, Lilian Anna. Avaliação e aprendizagem. In: VEIGA, Ilma P. A. (org.). Lições de Didática. 2. ed. São Paulo: Papirus, 2007.