AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DO CASTIGO AO DIAGNÓSTICO PELO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v5n1p21-28Keywords:
Avaliação, Ensino-Aprendizagem, Tomada de decisão.Published
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O ensaio teórico tem o objetivo de discorrer sobre questões voltadas à avaliação da aprendizagem, a metodologia usada foi análise bibliográfica sobre os conceitos de autores que discutem a avaliação da aprendizagem e o ponto de vista de alguns deles sobre objetivos e finalidades desse processo para tomada de ação. A avaliação é usada como forma de intimidação para com os alunos, sem objetivo de aferir a aprendizagem, mas para classificação de rankings das escolas. Neste ensaio verifica que a avaliação deveria ser usada como possibilidade de diagnosticar as dificuldades e facilidade do processo de transmissão do saber, reorientação da aprendizagem, direcionamento para fase subsequente do processo de desenvolvimento do aluno e tomada de decisões do professor após diagnóstico. Percebe-se que a avaliação é um dos assuntos mais problemáticos e importantes quando se refere à aprendizagem. Em primeiro momento pelo fato dos professores não saberem exatamente qual o objetivo da avaliação e qual a finalidade de avaliar; Em segundo momento por utilizar a avaliação como prática de medir conhecimento e classificar alunos em dados estatísticos; e terceiro por usar a avaliação como método de castigar e disciplinar os alunos.
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