AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DO CASTIGO AO DIAGNÓSTICO PELO PROFESSOR

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v5n1p21-28

Autores

  • EANES DOS SANTOS CORREIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • VELEIDA ANAHI DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • ARTHUR CESAR DE MELO TAVARES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino-Aprendizagem, Tomada de decisão.

Publicado

2016-10-17

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O ensaio teórico tem o objetivo de discorrer sobre questões voltadas à avaliação da aprendizagem, a metodologia usada foi análise bibliográfica sobre os conceitos de autores que discutem a avaliação da aprendizagem e o ponto de vista de alguns deles sobre objetivos e finalidades desse processo para tomada de ação. A avaliação é usada como forma de intimidação para com os alunos, sem objetivo de aferir a aprendizagem, mas para classificação de rankings das escolas. Neste ensaio verifica que a avaliação deveria ser usada como possibilidade de diagnosticar as dificuldades e facilidade do processo de transmissão do saber, reorientação da aprendizagem, direcionamento para fase subsequente do processo de desenvolvimento do aluno e tomada de decisões do professor após diagnóstico. Percebe-se que a avaliação é um dos assuntos mais problemáticos e importantes quando se refere à aprendizagem. Em primeiro momento pelo fato dos professores não saberem exatamente qual o objetivo da avaliação e qual a finalidade de avaliar; Em segundo momento por utilizar a avaliação como prática de medir conhecimento e classificar alunos em dados estatísticos; e terceiro por usar a avaliação como método de castigar e disciplinar os alunos.

Biografia do Autor

EANES DOS SANTOS CORREIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

MESTRANDO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVRSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

VELEIDA ANAHI DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe.

ARTHUR CESAR DE MELO TAVARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Graduando do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe.

Como Citar

CORREIA, E. D. S., DA SILVA, V. A., & TAVARES, A. C. D. M. (2016). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: DO CASTIGO AO DIAGNÓSTICO PELO PROFESSOR. Interfaces Científicas - Educação, 5(1), 21–28. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v5n1p21-28

Referências

BORDIEU, P; PASSERON, C. A reprodução. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. 21. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

________. Avaliação educacional: pressupostos conceituais. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, 1978.

MEDIANO, Zélia D. A avaliação da aprendizagem na escola de 1º grau. In: CANDAU, V. M.(org.). Rumo a uma nova Didática. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.

WACHOWICZ, Lilian Anna. Avaliação e aprendizagem. In: VEIGA, Ilma P. A. (org.). Lições de Didática. 2. ed. São Paulo: Papirus, 2007.