Os fundamentos de uma Pedagogia Social Crítica

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v3n1p45-56

Autores

  • Sanna Ryynänen Faculdade de Ciências Sociais em University of Eastern Finland, Finlândia.

Palavras-chave:

Pedagogia social, pedagogia social crítica, educação.

Publicado

2014-10-27

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Artigos

Resumo

A construção e o desenvolvimento da pedagogia social tem sido atribuído a três perspectivas meta-teóricas: positivista ou técnica, hermenêutica ou interpretativa e critica ou emancipadora, cada uma com a sua própria história de reflexão teórica e, como tal, as suas próprias características enquanto uma prática educacional e social. No artigo, procuramos esclarecer os fundamentos de pedagogia social crítica analisando as suas variadas raízes, com o objetivo de entender melhor o seu significado no Século XXI. Na discussão, abordamos o reformismo social do final do Século XIX; a teoria crítica da Escola de Frankfurt; a virada crítica da pedagogia social na Alemanha depois da Segunda Guerra Mundial; e a pedagogia da libertação dos anos 1960 na América Latina. Entendemos esses assuntos como componentes que têm contribuído na construção da abordagem que denominamos de pedagogia social critica, e concluímos que a sua essência é esta: a pedagogia social crítica carrega fundamentos políticos e ideológicos que lhe orienta para a transformação social rumo a uma sociedade mais justa e mais igualitária, com os processos educacionais dialógicos e anti-hierárquicos que se baseiam nos ideais do encontro entre os sujeitos iguais e da reflexão crítica.

Biografia do Autor

Sanna Ryynänen, Faculdade de Ciências Sociais em University of Eastern Finland, Finlândia.

Doutora e professora de Pedagogia Social na Faculdade de Ciências Sociais em University of Eastern Finland.

Como Citar

Ryynänen, S. (2014). Os fundamentos de uma Pedagogia Social Crítica. Interfaces Científicas - Educação, 3(1), 45–56. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v3n1p45-56

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