AMBIENTES DIGITAIS DE APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS DIGITAIS: CONHECER O PRESENTE PARA AGIR NUM FUTURO PÓS-COVID

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p211-226

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, COVID-19, Competências Digitais, Tecnologias Digitais, Ensino Superior.

Publicado

2020-09-06

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Resumo

O impacto causado pela pandemia de COVID-19 no âmbito do ensino superior tem desafiado muitos professores a ressignificarem suas práticas pedagógicas, sobretudo, pela necessidade de desenvolver situações de aprendizagem em ambientes digitais. Para tal desafio, torna-se essencial a aquisição de competências digitais e a criação de programas de formação docente que possam caminhar na mesma direção em prol da construção de modelos educacionais de qualidade. Nesse sentido, este estudo visa apresentar os resultados do projeto em curso que tem por base o questionário DigCompEdu CheckIn, na versão validada em Portugal. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória. A coleta de dados foi realizada antes do início do isolamento social, contemplando um total de 102 professores que atuam em modalidades de cursos superiores. Para compor a análise dos resultados, foram observados os 21 itens de competência digital, distribuídos nas 06 Áreas do instrumento para então, compreender o nível de proficiência digital do perfil da amostra. Dos resultados obtidos, destacam-se o mapeamento dos resultados globais dos participantes (Nível B1 – Integrador) e análise das áreas que apresentaram pontos fortes e aspectos de maior fragilidade. Relativamente aos resultados, percebe-se que recorrer ao instrumento possibilita identificar quais competências os docentes carecem de maior atenção e investimento formativo, essencial num tempo de instabilidade e que pode ter no Digital o meio de assegurar que a Educação nunca para.

Como Citar

Ota, M., & Dias-Trindade, S. (2020). AMBIENTES DIGITAIS DE APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIAS DIGITAIS: CONHECER O PRESENTE PARA AGIR NUM FUTURO PÓS-COVID. Interfaces Científicas - Educação, 10(1), 211–226. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p211-226

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