PEDAGOGIAS DA SEXUALIDADE NA PORNOCULTURA: NOTAS SOBRE AS MILFS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n2p83-98

Autores

  • Luiz Felipe Zago Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Comunicação Social - Jornalismo Universidade Luterana do Brasil
  • Thanise Guerini Atolini Universidade Luterana do Brasil.

Palavras-chave:

corpo, gênero, sexualidade, pornografia

Publicado

2020-04-23

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Edição

Seção

Dossiê

Resumo

O artigo investiga as pedagogias da sexualidade que constituem a milf (mother i’d like to fuck), personagem da pornografia contemporânea, enquanto um produto da economia do desejo e da pornocultura. O objetivo é circunscrever a milf como uma pedagoga da sexualidade do tempo presente, constituída por diferentes sentidos de corpo, gênero, sexualidade, geração, maternidade em três vídeos do site YouPorn, investigados por meio de análise cultural. Aponta-se a milf como uma pedagoga que ensina diferentes aspectos da sexualidade devido à sua própria experiência sexual. As milfs ressignificam o corpo e prazer da mulher “mais velha”, destacando que o fator geracional é um ponto positivo devido à experiência e segurança que dispõem na hora de se relacionar afetiva e sexualmente. Por outro lado, as milfs reiteram os padrões corporais estéticos e práticas sexuais heteronormativas conformadas pela indústria pornográfica tradicional, centralizando-se no prazer e desejos do homem, bem como no pênis e na penetração. No entanto, há vídeos que se centralizam também no prazer feminino, destacando o quanto diferentes partes do corpo da mulher devem ser exploradas na busca do prazer. Em geral, há a negociação de diferentes sentidos sobre corpo, sexualidade, gênero, maternidade e geração. A milf como uma pedagoga da sexualidade é marcada pela sua suposta experiência sexual como um diferencial para ensinar homens “mais novos”, posicionados como indivíduos inexperientes, tímidos e infantilizados em relação ao corpo, prazer e sexualidade.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Zago, Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Comunicação Social - Jornalismo Universidade Luterana do Brasil

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Pedagogias e Políticas da Diferença, e Professor do Curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Luterana do Brasil (Campus Canoas). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da mesma instituição. Editor-gerente da Revista Textura. Graduado em Comunicação Social pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), Mestre (2009) e Doutor (2013) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRGS na Linha de Pesquisa em Educação, Sexualidade e Relações de Gênero. Já atuou como jornalista e assessor de comunicação. Foi coordenador e consultor de projetos de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, HIV/Aids entre homens que fazem sexo com homens das cidades de Porto Alegre e região metropolitana, tendo sido militante no movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) durante 7 anos. Atuou como consultor técnico na Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde da Brasil. Suas áreas de interesse são relações de gênero, corpo, sexualidade, Direitos Humanos, produção de subjetividades, mídia radical alternativa, produção social do ódio/violência e ética.

Como Citar

Zago, L. F., & Atolini, T. G. (2020). PEDAGOGIAS DA SEXUALIDADE NA PORNOCULTURA: NOTAS SOBRE AS MILFS. Interfaces Científicas - Educação, 8(2), 83–98. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n2p83-98

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