O COMPUTADOR INTERATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CARTOGRAFANDO AS VOZES DOS PROFESSORES

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n2p66-80

Autores

  • José Elyton Batista dos Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Carlos Alberto Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe - UFS

Palavras-chave:

Professores de Matemática. Computador interativo. Prática pedagógica. Mundo bidimensional.

Publicado

2020-07-15

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Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar os processos de inserção do computador interativo com lousa digital no ensino de Matemática na rede municipal de Coruripe (Alagoas). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa delimitada sob o método cartográfico, pelo fato de estudar os fenômenos processuais e subjetivos que emergem nos diversos espaços sociais. Optou-se pelas técnicas da entrevista semiestruturada e diário de campo. Os caminhos foram flexivelmente traçados e se direcionaram aos protagonistas/sujeitos, ou seja, três professores de Matemática. Os resultados revelam que o computador interativo está sendo inserido na sala de aula de forma limitada, não fazendo uso de todas as suas funcionalidades: computador, projetor e lousa digital interativa. Os professores expressam que sua prática pedagógica está inserida em um mundo bidimensional, contudo a falta de formação continuada e direcionada especificamente para esse fim tem ocasionado empecilhos em sua utilização.

Biografias Autor

José Elyton Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Licenciado em matemática Especialista metodologia do ensino de matemática e física Mestre em ensino de ciências e matemática Licenciando em pedagogia

Carlos Alberto Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Licenciado em Geografia (1990); Pedagogia (1994) e Letras (2004). Especialização em Geografia do Brasil (FUNESO), Capacitação Pedagógica para Professores e Instrutores de Treinamento (UFRPE), Educação Ambiental (UFPE) e Desenvolvimento Sustentável para o Semiárido Nordestino (UFCG). Mestrado (2000), Doutorado (2009) em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe e Estágio Pós Doutoral em Educação Contemporânea (2015-UFPE). Professor Adjunto do Depto de Educação do Campus Prof. Alberto Carvalho,do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIMA) e do Programa de Pós graduação em Educação (PPGED) na Universidade Federal de Sergipe. Atua nas áreas de Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Educação Ambiental, Trabalho Infantil, Ensino e Metodologia da Geografia e das Ciências Naturais,Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação a Distância. Integra o Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON) CNPQ/UFS e o Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Digitais Ecult/UFS.

Como Citar

Santos, J. E. B. dos, & Vasconcelos, C. A. (2020). O COMPUTADOR INTERATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CARTOGRAFANDO AS VOZES DOS PROFESSORES. Interfaces Científicas - Educação, 9(2), 66–80. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n2p66-80

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