APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCATIVO UBÍQUO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p17-28

Autores

  • Bento Silva Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Doutorado em Educação, na área da Tecnologia Educativa; Coordenador da área de Especialização de Tecnologia Educativa do Mestrado em Ciências da Educação; Membro da Comissão Diretiva do Programa de Doutoramento em “Aprendizagem Enriquecida com Tecnologia e Desafios Societais”; Integra o Centro de Competência da UMinho para a área das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação e o Observatório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta (Portugal); Faz parte dos corpos dirigentes da Associação Científica Internacional de Psicopedagogia (ACIP).; Desenvolve atividades de docência, pesquisa e orientação nos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia Educativa (Mestrado e Doutoramento); Autor de diversos trabalhos de investigação sobre Tecnologia e Comunicação Educacional, recaindo os seus atuais interesses de investigação na conceção, desenvolvimento e avaliação de estratégias para a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC na Educação, particularmente na Educação Online; Foi Vice-Presidente do Instituto de Educação e Psicologia (2003- 2009) Foi Vice-Presidente do Instituto de Educação e Psicologia (2003-2010), Vice-Presidente do Instituto de Educação (2010-2013); e Diretor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa (2007-2016).
  • Elaine Jesus Alves Programa de Doutorado em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa, Universidade de Minho/Portugal Mestre em Avaliação de Políticas Públicas Núcleo Pedagógico da Diretoria de Tecnologias Educacionais - DTE/ UFT

Palavras-chave:

Cibercultura. Aprendizagem Ubíqua. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Facebook

Publicado

2018-06-26

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Edição

Secção

Dossiê

Resumo

O fenômeno da cibercultura representa o cenário em que ocorre as mudanças sentidas na educação e formas de aprender neste século XXI. Este artigo parte do pressuposto que vivemos na emergência de uma sociedade cibercultural, em tempos de mobilidade e ubiquidade e que, portanto, a aprendizagem pode ocorrer em diferentes lugares, com diversos dispositivos tecnológicos, a qualquer tempo, e não restritamente no ambiente escolar. Pretendese refletir sobre o conceito de aprendizagem ubíqua ou aberta (SANTAELLA, 2013), em que os dispositivos não são apenas meios mas constituem estratégias de empoderamento pedagógico (SILVA, 2001), devendo os docentes possuir formação adequada voltada para a literacia digital. Iniciamos o artigo com uma discussão sobre mudanças de cenários decorrentes do fenômeno da cibercultura que implica nas formas de aprender e se ensinar. Apresentamos ao final do texto a experiência do uso da rede social Facebook no contexto educativo ubíquo de um curso de formação de servidores públicos na Universidade Federal do Tocantins.

Como Citar

Silva, B., & Alves, E. J. (2018). APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCATIVO UBÍQUO. Interfaces Científicas - Educação, 6(3), 17–28. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p17-28