O ENSINO DE CIÊNCIAS EM RELAÇÃO ÀS TIC EM UNIVERSIDADES DO SUL DO BRASIL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p169–178

Autores

  • Leticia Azambuja Lopes Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Núcleo de Pesquisas em Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Canoas, RS. http://orcid.org/0000-0003-4790-5053
  • Paulo Tadeu Campos Lopes Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Núcleo de Pesquisas em Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Canoas, RS. http://orcid.org/0000-0001-7165-2936

Palavras-chave:

Ensino de Ciência, . Currículos, Licenciaturas, TIC

Publicado

2019-02-28

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Secção

Artigos

Resumo

Estamos vivenciando uma era digital, coexistindo na sociedade da informação, onde as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão presentes no nosso dia a dia, fazendo-nos repensar o formato escolar e a atuação dos sujeitos educacionais. Com o objetivo de discutir sobre as propostas curriculares dos cursos de licenciaturas, a fim de verificar a abordagem referente às TIC no Ensino de Ciências, foram observados os currículos das licenciaturas para o Ensino de Ciências nas universidades de Porto Alegre e Região Metropolitana. Como resultado, identificamos uma carência na formação docente inicial e percebemos esta como uma das principais barreiras a serem superadas a fim de alcançar a inclusão digital visando o empoderamento docente.

Biografias Autor

Leticia Azambuja Lopes, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Núcleo de Pesquisas em Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Canoas, RS.

Graduada em Ciências Biológicas, pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), mestrado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e doutorado em Ciências - Área: Entomologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente sou Professora Colaboradora, bolsista PNPD/CAPES no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), atuando em curso de pós-graduação (mestrado e doutorado), finalizando o pós doutoramento. Possuo experiência na linha de pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação em Ciências, tratando das temáticas inclusão digital e elaboração de metodologias diferenciadas na Educação em Ciências.

Paulo Tadeu Campos Lopes, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Núcleo de Pesquisas em Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Canoas, RS.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), atuando em cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia Humana, e em Ensino de Ciências, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação. É líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA, que tem como objetivos desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem em Ciências através de tecnologias digitais e a formação de sujeitos nessas tecnologias. É coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da ULBRA.

Como Citar

Lopes, L. A., & Campos Lopes, P. T. (2019). O ENSINO DE CIÊNCIAS EM RELAÇÃO ÀS TIC EM UNIVERSIDADES DO SUL DO BRASIL. Interfaces Científicas - Educação, 7(2), 169–178. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p169–178

Referências

ALMEIDA, F. J.; FRANCO, M. G. Tecnologias para a educação e políticas curriculares de Estado. In: ALMEIDA, V. A. F. (Coordenador), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2013. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2014.

BÉVORT, E.; BELLONI, M. L. Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, 2009.

FANTIN, M. Dos consumos culturais aos usos das mídias e tecnologias na prática docente. Motrivivência, n. 34, p. 12-24, 2010.

FELICIO, H. M. S.; POSSANI, L. F. P. Análise crítica de currículo: um olhar sobre a prática pedagógica. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 1, p. 129-142, 2013.

GARCIA, M. F., et al. Novas competências docentes frentes às tecnologias digitais interativas. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 79-87, 2011.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 294p. 2009.

GROENWALD, C. L. O.; HOMA, A. I. R. Ambiente virtual de aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Acta Scientiae, v. 16, 2014.

LAURILLARD, D. Teaching as a design science: building pedagogical patterns for learning and technology. New York: Routledge, 2012.

LIRA, M. E. O. C.; SILVA, T. P.; SILVA, G. N. Diagnóstico das concepções dos professores de Ciências Naturais frente ao trabalho com a Robótica Educativa em uma escola pública do Estado da Paraíba. Revista Tecnologias na Educação. n. 11, 2014.

LOVELESS, A.; DEVOOGD, G. L.; BOHLIN, R. M. Something old, something new… Is pedagogy affected by ICT? In: LOVELESS, A.; ELLIS, V. (Eds.), ICT, Pedagogy and the Curriculum, New York: Taylor & Francis, 2003.

MARTINHO, T.; POMBO, L. Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais – um estudo de caso. Revista Eletrónica de Enseñanza de lãs Ciencias, v. 8, n. 2, 2009.

SACRISTÁN, J. G. O currículo na sociedade da informação e do conhecimento. IN: SACRISTÁN, J. G. (Org.) Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.

SILVA, A. C. Educação e tecnologia: entre o discurso e a prática. Ensaio: Avaliação das Políticas Públicas em Educação, v. 19, n. 72, p.527-554, 2011.

SILVA, E. M. R. TIC na educação: análise preliminar dos novos saberes da formação docente nas Universidades de Sergipe. Revista Contrapontos, v. 12, n. 1, p. 37-46, 2012.

SOUZA, A. G.; LINHARES, R. N. Entre a teoria e a prática: um olhar sobre as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) na formação de professores. Revista Contrapontos, v. 12, n. 1, p. 27-36, 2012.