ASPECTOS RELACIONAIS DA LINGUAGEM VERBO-VISUAL AO PROCESSO DA GÊNESE DE UM LIVRO ILUSTRADO: UMA CONSTRUÇÃO NARRATIVA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p171-185

Autores

  • Alisson Thiago do Nascimento Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-0227-799X
  • Josie Agatha Parrilha da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Imagem, Livro Ilustrado, Linguagem Verbal e Visual.

Publicado

2021-06-18

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Esse artigo reporta-se a um objeto artístico, que proporciona a construção de um sentido narrativo entre linguagens, o livro ilustrado. A questão que apresentamos, é de como acontece à relação entre as linguagens para o sentido narracional no livro ilustrado. Teve como objetivo relacionar as linguagens visual e verbal no processo de produção do livro ilustrado. Em uma abordagem teórico/prática (artística) para a consolidação da pesquisa. Entre os resultados, destacamos a elaboração de um livro ilustrado, sendo um objeto artístico desenvolvido como resultado de uma abordagem teórico/prática de construção de sentido narracional e de desenvolvimento prático, intelectual e criativo.

Biografia do Autor

Alisson Thiago do Nascimento, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - sublinha de pesquisa: Ciência, Arte e Teknè: diálogos interdisciplinares. Graduado em licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tem experiência com Fotografia, Design Editorial, Histórias em Quadrinhos e Ilustrações para livros.

Josie Agatha Parrilha da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Ponta Grossa. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e em Artes Visuais pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (CESUMAR). Mestre em Educação e Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela UEM. Atua na linha de pesquisa: Arte, ciência e teknè. Líder do Grupo de Pesquisa Interação entre arte, ciência e educação: diálogos e interfaces nas Artes Visuais (INTERART).

Como Citar

Nascimento, A. T. do, & Silva, J. A. P. da. (2021). ASPECTOS RELACIONAIS DA LINGUAGEM VERBO-VISUAL AO PROCESSO DA GÊNESE DE UM LIVRO ILUSTRADO: UMA CONSTRUÇÃO NARRATIVA. Interfaces Científicas - Educação, 10(3), 171–185. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p171-185

Referências

ALENCAR, Eunice Soriano de. Psicologia da criatividade. Porto Alegre: Artes Gráficas, 1986.

BROAD, Michael. Não me esqueças. São Paulo: Editora Fundamento Educacional, 2011.

EISNER, Will. Narrativas gráficas. São Paulo: Devir, 2005.

HEIDEGGER, Martin. A época das imagens de mundo. 1951. Tradução Claudia Drucker. Disponível em: <http://ghiraldelli.pro.br/wp-content/uploads/Heidegger-A-%C3%89poca-das-Imagens-de-Mundo.pdf>. Acesso em: 02.08.2016.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2010.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 1996.

LINDEN, Sophie Van der. Para Ler o Livro Ilustrado. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2011.

NESQUENS, Daniel. Como um peixe na água. Ilustração Riki Blanco. Tradução Livia Deorsola. 2ª ed. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2012.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro Ilustrado: Palavra e Imagem. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

OCVIRK, Otto G; STINSON, Robert E; WIGG, Philip R; BONE, Robert O; CAYTON David L. Fundamentos de arte: teoria e prática. 12ª ed. Porto Alegre: Editora AMGH, 2014.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1978.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SALISBURY, Martin; STYLES, Morag. Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. São Paulo: Editora Rosari, 2013.

SIMÉON, Jean-Pierre. Isto é um poema que cura os peixes. São Paulo: Comboio da Corda, 2007.

ZIMMERMANN, Anelise. As Ilustrações de Livros Infantis: o ilustrador, a criança e a cultura. 2008, 167f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Florianópolis.