ASPECTOS RELACIONAIS DA LINGUAGEM VERBO-VISUAL AO PROCESSO DA GÊNESE DE UM LIVRO ILUSTRADO: UMA CONSTRUÇÃO NARRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v10n3p171-185Palavras-chave:
Imagem, Livro Ilustrado, Linguagem Verbal e Visual.Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
Esse artigo reporta-se a um objeto artístico, que proporciona a construção de um sentido narrativo entre linguagens, o livro ilustrado. A questão que apresentamos, é de como acontece à relação entre as linguagens para o sentido narracional no livro ilustrado. Teve como objetivo relacionar as linguagens visual e verbal no processo de produção do livro ilustrado. Em uma abordagem teórico/prática (artística) para a consolidação da pesquisa. Entre os resultados, destacamos a elaboração de um livro ilustrado, sendo um objeto artístico desenvolvido como resultado de uma abordagem teórico/prática de construção de sentido narracional e de desenvolvimento prático, intelectual e criativo.Como Citar
Referências
ALENCAR, Eunice Soriano de. Psicologia da criatividade. Porto Alegre: Artes Gráficas, 1986.
BROAD, Michael. Não me esqueças. São Paulo: Editora Fundamento Educacional, 2011.
EISNER, Will. Narrativas gráficas. São Paulo: Devir, 2005.
HEIDEGGER, Martin. A época das imagens de mundo. 1951. Tradução Claudia Drucker. Disponível em: <http://ghiraldelli.pro.br/wp-content/uploads/Heidegger-A-%C3%89poca-das-Imagens-de-Mundo.pdf>. Acesso em: 02.08.2016.
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2010.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 1996.
LINDEN, Sophie Van der. Para Ler o Livro Ilustrado. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2011.
NESQUENS, Daniel. Como um peixe na água. Ilustração Riki Blanco. Tradução Livia Deorsola. 2ª ed. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2012.
NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro Ilustrado: Palavra e Imagem. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
OCVIRK, Otto G; STINSON, Robert E; WIGG, Philip R; BONE, Robert O; CAYTON David L. Fundamentos de arte: teoria e prática. 12ª ed. Porto Alegre: Editora AMGH, 2014.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1978.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SALISBURY, Martin; STYLES, Morag. Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. São Paulo: Editora Rosari, 2013.
SIMÉON, Jean-Pierre. Isto é um poema que cura os peixes. São Paulo: Comboio da Corda, 2007.
ZIMMERMANN, Anelise. As Ilustrações de Livros Infantis: o ilustrador, a criança e a cultura. 2008, 167f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Florianópolis.